Eu estou chegando a conclusão que eu não dou receita. Dou truque. Porque, né? Toda vez que começo a redigir o texto penso: mas gente, isso aqui tá mega fácil. Então, mas é isso mesmo. Fácil! As vezes é mais demorado, mas difícil não pode dizer que é.
Essa aqui é mais uma destas que se você escolher bem os ingredientes, a natureza já fez metade do caminho. Aliás, escolher bons ingredientes além de investimento na sua saúde, é um respeito a você e qualquer pessoa que vá comer da sua comida. Então bora gastar mais com comida e menos com remédio.
Separa um panela, que é tudo que você sujará hoje. Bora pro passo a passo:
A dica dessa receita é fazer tudo separadamente se juntar no final. Comece salteando os cogumelos em azeite. Nada de lavar os cogumelos. Eles ficam encharcados e molengos. Passe uma escovinha de dente ou papel toalha, tire os talos e tá ótimo.
Depois as ervilhas. Só para dourar. Eu usei essas ainda na vagem. Porque tava bonito e barato na feira. Aliás, escolha sempre os vegetais da estação, eles sempre serão melhores e mais baratos.
Depois as cebolas cortadas em cubos grandes. Aliás, nenhum vegetal desse prato deve ser picado muito pequeno. A ideia aqui é que eles apareçam. Por isso, escolha coisas das quais você goste. E se não gosta de nenhum vegetal, reveja seus conceitos. Eu usei mini pimentões também.
Reserve todos os vegetais em um recipiente a parte. Que pode inclusive ser o prato em que você vai servir a comida (crise hídrica, lembra?). E use a mesma panela para dourar as tirinhas de carne. Eu usei peixinho, uma carne magra e barata. Ideial para ser salteada rápidamente. Coisa de 3 min em fogo alto só para dar cor e não perder maciez. Para duas pessoas, 300g a 400g dão e sobram. Para não perder potência de fogo divida a carne em pequenas levas. Tipo uma mãozada por vez. Se colocar tudo de uma vez a temperatura da carne esfria a panela e em vez de dourar ela solta água e cozinha. Quando dourar, retire a carne da panela e reserve sobre os legumes, pode temperar com um pouco de sal e pimenta-do-reino.
Coloque um líquido para deglaçar o fundo e pegar todo o sabor grudado na frigideira. Pode ser água, vinho ou cerveja. O importante é deglaçar e deixar reduzir um pouco até engrossar (e no caso da bebida, o álcool evaporar). Nesse ponto vale colocar no caldinho uma colher de shoyu, uma de nam-pla (molho de peixe) e uma de mel. Vai dar mais sabor. Pra quem gosta, vale por pimenta também.
Volta todo mundo para a frigideira onde está o lindo molinho. Misture bem para os sabores interagirem, mas nada de cozinhar mais. A ideia é crocância.
Finalize com alguma erva aromática. Eu usei ciboulette porque sou dessas (mentira, tinha sobrado de evento), mas vale cebolinha, salsinha, tomilho, coentro, alecrim, manjericão ou o que for de sua preferência. Sirva imediatamente.
Fonte: http://semmedida.com/receitas/receita-tirinhas-de-carne-com-legumes-a-receita-de-uma-panela-so/