A planta aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é muito utilizada para fins medicinais e estéticos. Essa planta é ótima para a saúde e especialmente benéfica para a pele e os cabelos. Por isso, veja a seguir quais são os benefícios do sabonete de babosa e aprenda a fazer uma versão caseira, mais saudável para a pele, pois contém menos aditivos químicos.
Para que serve e benefícios do sabonete de babosa
A babosa é uma rica fonte de 20 tipos de minerais essenciais para o organismo. Ela também contém 12 tipos de vitaminas, 18 tipos de aminoácidos, água, enzimas, fitonutrientes e outros componentes que ajudam o corpo a funcionar melhor. Especificamente no caso do sabonete de babosa, veja quais benefícios ele vai oferecer à sua pele.
1. Efeito cicatrizante
Se você tem feridas em fase de fechamento, o sabonete da babosa vai ajudar a acelerar a cicatrização. Se tem cicatrizes, com o tempo de uso regular ele vai ajudar a reduzir as marcas.
2. Efeito antioxidante
Com todas as vitaminas que a babosa contém, ela é um poderosíssimo antioxidante. Quando essas vitaminas são metabolizadas, elas viram agentes antioxidantes que eliminam o excesso de radicais livres presos nas células. Assim a renovação celular continua e a pele fica mais saudável.
3. Prevenção do envelhecimento precoce
Uma das funções do efeito antioxidante das vitaminas da babosa é prevenir o envelhecimento precoce. Ela consegue fazer isso porque quando as células estão livres para se renovar, a pele, que é feita de células, acaba se renovando automaticamente também.
4. Ótimo poder hidratante
O sabonete de babosa mantém uma quantidade concentrada de toda a água presente no gel da planta. Além disso, é a textura de gel que age junto com a água para deixar a pele mais macia e hidratada.
5. Auxilia no tratamento da acne
O sabonete de babosa também vai oferecer a propriedade anti-inflamatória da planta. No gel a babosa existe um agente que ajuda a combater as inflamações causadas pelo entupimento dos poros, gerando a acne.
6. Reduz a celulite
A celulite é uma formação deficiente de um acúmulo de células por baixo da pele. A babosa ajuda a redistribuir e a melhorar a saúde dessas células acumuladas. Assim, a celulite deixe de existir, pois sua formação é dissipada.
Veja também: Babosa é bom para estrias?
7. Controla a oleosidade da pele
Mesmo que a pele oleosa tenha diversos motivos para ser assim, a babosa pode ajudar no tratamento. Depois de ir ao dermatologista e usar os produtos recomendados, pode ter o cuidado de lavar o rosto com água fria e sabonete de babosa toda noite antes de dormir.
Como fazer o sabonete de babosa
Agora que você já conhece os inúmeros benefícios do sabonete feito com babosa, é hora de aprender a fazer a receita. É muito fácil e rápido, além de mais econômico e saudável para a pele.
Ingredientes
- Alecrim fresco: 1 folha;
- Água filtrada ou mineral: 150 mililitros;
- Óleo de amêndoa doce: 2 colheres de sopa;
- Suco de limão: 2 colheres de sopa;
- Babosa: 1 folha;
- Sabonete glicerinado neutro: 500 gramas.
Modo de preparo
1. Comece abrindo a folha da babosa ao meio para extrair o gel transparente do seu interior.
2. Ponha no liquidificador o alecrim, a água e a babosa. Processe bem.
3. Depois, junte tudo em banho-maria. Adicione também o óleo de amêndoa, o limão e o sabonete glicerinado cortado em pedaços.
4. Assim que derreter, ponha em uma forma retangular, que pode ser uma caixa de leite aberta e lavada. Deixe na sombra, em local seco, até ficar totalmente sólido.
5. Depois corte em barras para dar forma ao sabonete. Envolva-os em plástico filme e faça a embalagem que preferir. Está pronto para usar.
Outros usos da babosa
Além dos inúmeros benefícios da babosa para melhorar a saúde e a aparência da pele, ela também é uma excelente planta para tratar dos cabelos. As propriedades que oferece aos fios são as mesmas que oferece para a pele.
Ela vai devolver a hidratação, o brilho e a maciez, ajudar no combate à caspa e na queda de cabelo. É interessante aplicar diariamente, pode ser o gel puro. Deixe agir por meia hora depois enxágue com água mora.
Além disso, o gel da planta também pode ser ingerido. Você pode misturar com frutas e fazer um suco. As propriedades nesse caso vão atuar conforme a necessidade que tiver no momento. A babosa ingerida é boa para:
- Melhorar inflamações nas mucosas;
- Melhorar inflamações nas articulações;
- Aliviar problemas estomacais e intestinais;
- Aliviar sintomas de gripe e resfriado;
- Ajudar a dormir melhor.
Apenas atente-se para um importante detalhe: a babosa não é recomendada para ingestão no caso de crianças, gestantes, lactantes, pessoas com inflamações no aparelho reprodutor, com hemorroidas, pedras nos rins, apendicite e varizes. Consulte o médico antes de usar e lembre-se que o tratamento caseiro com babosa não substitui a consulta a um profissional.
Veja também: Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies
E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer