Você sabe o que é gordura no sangue? Quando fala-se nesse termo, quer dizer a mesma coisa que colesterol alto. De modo geral, o colesterol é necessário para uma boa saúde, pois ele auxilia da produção de bílis, de hormônios e também da vitamina D. Mas para isso, seus níveis precisam estar equilibrados.
Quando uma pessoa consome excesso de gordura e açúcar industrializados, sem qualidade, a gordura ingerida se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue. É aí que mora o problema!
Para saber se o seu colesterol está acima do normal, é necessário fazer um exame de sangue. No resultado, que deverá ser mostrado ao seu médico, o nível de colesterol LDL (considerado ruim) deverá estar abaixo de 130mg/dL, enquanto o HDL (considerado bom) deverá estar acima de 40mg/dL. O colesterol total deverá se manter abaixo de 190 mg/dL.
Se esses níveis estiverem em desequilíbrio, o médico fará recomendações pontuais e para mudanças de hábitos. Conforme o caso poderá receitar medicação. Como tratamento paralelo é possível conversar com o médico sobre o uso de remédio caseiro, que você verá a receita a seguir.
Remédio caseiro para gordura no sangue
O remédio que pode fazer em casa é natural e seguro. Leva alho e limão, que são ótimos tanto para a redução do colesterol quanto para manter o sistema imunológico fortalecido e o corpo protegido de doenças.
Ingredientes
- Água fervida: 1,5 litro;
- Limão: 2 unidades médias;
- Alho: 2 dentes grandes.
Modo de preparo
1. Corte os limões em rodelas e os alhos em metades.
2. Coloque ambos no liquidificador, mais a água fervida, e bata tudo muito bem, até ficar uma mistura homogênea.
3. Deixe em repouso na geladeira durante três dias.
4. Coe a mistura e tome de 1 a 2 colheres de sopa antes das três principais refeições.
O tratamento deverá ser feito durante 40 dias e pelo menos uma vez por ano. Ao final de uma semana, já será possível perceber os resultados, quando o uso for feito aliado a uma dieta saudável, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico.
Gordura no sangue é grave?
A gordura no sangue é perigosa porque, conforme aumenta, dificulta a circulação sanguínea. É através do sangue que todos os nutrientes e o oxigênio chegam a cada órgão e sistema do organismo.
Com isso, todo o corpo acaba sofrendo as consequências. Em especial, aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.
Então, sim, o colesterol alto é um problema que leva doenças graves e precisa ser tratado para voltar aos níveis saudáveis.
O que causa gordura no sangue?
São alguns motivos que levam ao aumento da gordura no sangue. Fatores genéticos, obesidade, alimentação deficiente, sedentarismo e diabetes são os principais.
Portanto, exceto no caso do fator genético, é preciso corrigir essas condições que levam ao colesterol alto.
Recomendações para reduzir a gordura no sangue
Ao mesmo tempo que o remédio natural atua na redução da gordura no sangue, é necessário manter a diabetes controlada, fazer uma reeducação alimentar para o emagrecimento saudável e praticar atividade física regularmente.
Uma dieta mais saudável contém menos alimentos de origem animal, redução do consumo de álcool, de cigarro, açúcar e sal. Aumento da ingestão de fibras, que estão nos vegetais e cereais, e de gorduras boas, dos peixes gordos, azeite, castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva, coco e abacate.
Outros fatores que contribuem para reduzir a gordura no sangue são: evitar situações de alto estresse, praticar um hobby e ter boas noites de sono para descansar o corpo e a mente. Tudo isso ajuda a manter o equilíbrio do organismo, ter menos ansiedade e vontade de comer em excesso.