Para fazer esta receita deliciosa vai precisar de:
- 250 gramas de pão de ló simples cortado em cubinhos.
- 490 gramas de ananás em conserva também cortado em pedacinhos.
- 1 colher de sopa de açúcar.
- 1 calda do ananás de uma lata de 825 gramas.
- 40 ml de vinho do Porto branco.
- 250 ml de água.
- 300 gramas de açúcar.
- 1 casquinha de limão.
- 12 gemas.
- 400 ml de natas frescas para bater.
- 100 gramas de fios de ovos.
- 125 gramas de groselhas.
Preparação:
1 – Leve os 300 gramas de açúcar, a água e a casquinha de limão ao lume num tacho. Mexa até entrar em ebulição e deixe ferver durante 5 minutos. Depois retire do lume e deixe arrefecer.
2 – Num outro tacho leve ao lume a calda do ananás com uma colher de sopa de açúcar. Mexa e deixe ferver durante 8 minutos até que reduza para metade. Depois misture o vinho do Porto e retire do lume.
3 – Mexa bem as gemas com um garfo. Retire a casca de limão da calda de açúcar. Com a vara de arames misture as gemas com a calda de açúcar.
4 – Leve ao lume e deixe cozinhar em lume brando. Não pare de mexer. Quando o doce de ovos engrossar e antes de começar a ferver, tire-o do lume. Mexa mais um pouco para não deixar as gemas cozer. Deixer arrefecer o doce de ovos.
5 – Quando o doce de ovos estiver frio, bata as natas até ficarem consistentes. Junte-as ao doce de ovos e envolva com uma colher ligeiramente até ficar com um creme marmoreado.
6 – No fundo de uma taça grande ou em tacinhas, coloque os cubos do pão de ló. regue o bolo com a calda do ananás. Regue o bolo com a calda de ananás e por cima espalhe os pedacinhos dessa fruta. Cubra tudo com o creme marmoreado e no final decore a seu gosto com os fios de ovos e as groselhas.
No final guarde no frigorífico até ficar fresca.
Gostou desta receita? Eu adorei! Vou experimentar! Depois diga-nos como correu!