Ter um metabolismo acelerado quer dizer que o corpo vai processar os alimentos mais rápido e também queimar mais calorias. Mas para que isso aconteça de forma saudável e equilibrada, é preciso ter bons hábitos de vida. Isso inclui fazer receitas para acelerar o metabolismo e praticar atividade física regularmente.
Mas lembre-se que essas dicas de receitas devem se encaixar com uma dieta prescrita por nutricionista para que você tenha controle dos resultados ao acelerar o metabolismo propositalmente.
Isso porque um metabolismo acelerado demais pode ser um problema. Então, com ajuda profissional, não há confusão entre um resultado saudável e o que é doença. Sabendo disso, veja as receitas:
4 Receitas para acelerar o metabolismo e perder peso
A escolha das receitas para acelerar o metabolismo é feita com base em alimentos que atuam para esse fim de forma direta e indireta. Isso quer dizer que o ato de acelerar o metabolismo envolve muitos processos facilitadores.
Assim, é preciso comer gorduras de qualidade, proteínas, fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico, porque todos eles fazem o corpo trabalhar melhor. Com tantas opções, fica muito fácil preparar deliciosas receitas para acelerar o metabolismo e emagrecer sem sofrimento. Confira as sugestões:
1. Creme de abóbora termogênico
A abóbora e suas sementes são ricas fontes de fibras, bem como outros vegetais dessa receita. O gengibre, a canela e a pimenta têm o efeito termogênico que faz o corpo aquecer e gastar mais energia e calorias. É uma receita deliciosa para o almoço ou jantar.
Ingredientes
- Abóbora sem casca e em cubos: 4 xícaras;
- Gengibre ralado: 2 colheres de chá;
- Manteiga light: 1 colher de sopa;
- Cenoura em cubos: 1 unidade;
- Aipo fatiado: 1 talo;
- Cebola picada: 1 unidade;
- Alho amassado: 2 dentes;
- Limão: 1 colheres de chá;
- Pimenta-do-reino moída: 1 pitada;
- Leite desnatado: meia xícara;
- Canela: 1 pau;
- Sementes de abóbora torradas: 2 colheres de chá;
- Caldo de galinha sem gordura: 5 xícaras;
- Noz-moscada ralada: um quarto de colher de chá;
- Sal: um quarto de colher de chá.
Modo de preparo
1. Comece por deixar os ingredientes já descascados e picados.
2. Depois, leve ao fogo uma panela com a manteiga para aquecer e adicione a cebola para dourar. Quando estiver refogada, coloque também a cenoura e o aipo. Deixe refogar mais um pouco.
3. Quando estiverem macios, coloque o alho e 1 das colheres de gengibre ralado. Deixe 30 segundos para ele liberar o aroma.
4. Adicione a abóbora, a canela, a noz-moscada, a pimenta, o sal e o caldo diluído em água. Misture tudo e espere ferver. Quando isso acontecer, reduza o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos para a abóbora ficar bem macia.
5. Feito isso, desligue o fogo e deixe amornar o caldo. Então coloque-o no liquidificador, aos poucos, e bata para virar um creme.
6. Quando fizer o creme do caldo todo, volte-o para a panela, no fogo, adicione o leite, o suco de limão, o restante o gengibre e deixe aquecer até quase ferver. Depois é só servir com as sementes de abóbora por cima.
2. Salada mista com peito de frango
Os vegetais crus, bem frescos e orgânicos são ótimos aliados de um metabolismo acelerado. O peito de frango também porque é uma carne magra e suas proteínas fazem o organismo se esforçar mais para metabolizá-las, usando energia extra da gordura que estiver acumulada. Também é uma receita perfeita tanto para o almoço quanto para o jantar.
Ingredientes
- Tomate picado: 1 unidade;
- Rúcula: a gosto;
- Alface: a gosto;
- Cenoura ralada: 1 unidade;
- Filé de peito de frango cozido e desfiado: 1 unidade;
- Orégano: a gosto;
- Gengibre ralado: 1 colher de sopa;
- Suco de limão: 2 colheres de sopa;
- Azeite de oliva extravirgem: 2 colheres de sopa;
- Vinagre de maçã: a gosto.
Modo de preparo
1. O primeiro passo é cozinhar o frango, deixar esfriar e desfiar.
2. Depois, lave muito bem os vegetais, pois vai consumi-los crus.
3. Por fim, só precisa colocar em uma saladeira as folhas de alface rasgadas, a rúcula, o tomate picado, a cenoura ralada e o frango. Misture tudo.
4. À parte, faça um molho com o azeite, o vinagre, o sal, o limão, o orégano e o gengibre. Misture tudo e regue a salada a gosto.
4. Banana com aveia e canela
Esse é um lanche que sacia, é absolutamente fácil e rápido de fazer, além de gostoso. A banana e a aveia fornecem muitas fibras, o que é ótimo tanto para manter a saciedade, quanto para o funcionamento intestinal. A canela vai aquecer o corpo e fazê-lo acelerar o metabolismo.
Ingredientes
- Banana: 1 unidade;
- Aveia: a gosto;
- Canela: a gosto.
Modo de preparo
1. É muito simples, só precisa cortar a banana em rodelas ou, se preferir, amassá-la.
2. Depois adicione a aveia na quantidade recomendada na sua dieta e salpique canela para finalizar. Está pronta mais uma receita para acelerar o metabolismo.
4. Suco verde
Certamente você já ouviu falar no suco verde como uma opção detox, ou seja, que ajuda a eliminar as toxinas presas no organismo. Esse processo é importante porque deixa o corpo liberado para exercer suas funções de forma mais eficiente, o que inclui um metabolismo mais acelerado.
Ingredientes
- Pepino com casca: meia unidade;
- Couve: 2 folhas;
- Limão: suco de meia unidade;
- Maçã verde: 1 unidade;
- Água de coco: 200 mililitros;
- Gengibre ralado: 1 colher de chá;
- Aipo: meio talo.
Modo de preparo
1. Higienize muito bem todos os vegetais. Descasque e rale o gengibre, corte a maçã em pedaços menores sem tirar a casca. Corte o pepino, mas tire a casca. Corte o aipo em pedaços.
2. Depois é só colocar tudo no liquidificador e bater até virar o suco. Se ficar muito grosso, coloque mais água de coco. Beba na hora e sem coar para absorver as fibras e outros nutrientes.
Com essas quatro receitas para acelerar o metabolismo você já tem a base de uma refeição para o dia todo. Inclua-as na sua dieta com a orientação do nutricionista e lembre-se da importância da atividade física todos os dias.