Para quem deseja ter cabelos alinhado e sem frizz, mas tem medo de fazer os alisamentos químicos, com formol e tioglicolato de amônia, o realinhamento capilar é uma opção a se considerar.
O que é realinhamento capilar?
Esse procedimento não é exatamente um alisamento, pois também pode ser feito para realinhar fios cacheados e crespos, definindo melhor os cachos. Então, ele não necessariamente vai alisar, mas sim, realinhar os fios para melhorar seu formato natural.
É um procedimento mais suave, feito com produtos que contêm aminoácidos semelhantes aos que existem naturalmente nas fibras do cabelo e que promovem o selamento das cutículas dos fios.
Benefícios
O realinhamento capilar é bom para reduzir volume, controlar os fios arrepiados e com frizz, e aumentar a camada protetora deles.
Pode ser feito para alisar ou definir cachos, ajuda a eliminar pontas duplas e ressecamento, deixa o cabelo mais brilhoso e previne a porosidade dos fios.
Além de tudo isso, por ser um procedimento menos agressivo, não impede que você faça coloração com tintura, por exemplo, que poderia causar um corte químico se pintasse depois de um alisamento com formol.
Sem esquecer que, diferente dos alisamentos químicos, não precisa ficar sem prender e lavar o cabelo nos primeiros dias.
Pode fazer em todo tipo de cabelo?
Sim. Cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos podem receber esse procedimento. Mas atenção: se o cabelo estiver sob o efeito de relaxamento ou progressiva, o realinhamento só irá alisar, intensificando o efeito do alisamento químico.
Para quem quiser melhorar os cachos naturais, o cabelo não deverá estar com alisamento químico, e o passo a passo é um pouquinho diferente do que para quem quer fios mais lisos. Veja no próximo tópico.
Como é feito o realinhamento capilar?
Quando fizer um realinhamento capilar, o procedimento será da seguinte forma:
- O cabelo será lavado com xampu antirresíduo para abrir as cutículas, limpar profundamente os fios e permitir que o produto penetre melhor;
- Depois o cabelo é divido em mechas;
- O produto é aplicado mecha por mecha;
- Depois de aplicado, o produto fica agindo pelo tempo recomendado na embalagem;
- Passado o tempo, o cabelo é enxaguado e seco com secador;
- Por fim, se for para alisar, usa-se a chapinha para selar. Se for para preservar cachos, não usa a chapinha.
Quanto tempo dura?
Assim como todos os procedimentos capilares menos agressivos, o realinhamento não tem a mesma duração prolongada de outros mais pesados, com químicos fortes, como é o caso da escova progressiva. O realinhamento dura em média 2 a 3 meses, dependendo de como é a sua rotina de cuidados com o cabelo.
Manutenção para maior durabilidade
O seu cabeleireiro deverá fazer as recomendações de cuidados diários para garantir um melhor resultado e maior durabilidade do realinhamento. Mas, de modo geral, é importante ter alguns cuidados:
- Fazer um rodízio de xampu e condicionador;
- Usar protetor térmico antes de usar secador ou chapinha;
- Evitar procedimentos que façam uma limpeza profunda, como o uso de xampu antirresíduo, que pode remover o produto do realinhamento.
Cuidado importante
Para garantir que o tratamento tenha o efeito desejado, é importante confirmar no rótulo do produto se ele contêm uma substância chamada gluteraldeído na composição. Esse componente é da família do formol, por isso não faz bem para o cabelo. Ele deixa o fio rígido e liso, mas impede a penetração de produtos para hidratar e nutrir os fios, e assim o cabelo vai ficando mais ressecado.