Mesmo se um casal não tem filhos, os anos de união levam a cair na rotina, e isso inclui a diminuição na frequência do sexo.
É normal, mas não significa que o casal deva aceitar e deixar o sexo de lado. Se ainda existe vontade, mesmo que esporádica, ambos podem e devem deixar a preguiça de lado e se incentivarem a voltar com uma vida sexual mais ativa. Veja dicas de como fazer isso.
1. Reacender lembranças “quentes” do passado
Em primeiro lugar, e principalmente para as mulheres, é necessário preparar a mente para o sexo. Depois de anos de casamento pode haver amor e respeito, mas o desejo sexual diminui. Então, se deixar que esse olhar de desejo pelo parceiro caia no esquecimento, você vai ficar anos sem transar com seu marido.
O que pode e deve ser feito é trazer à tona as lembranças de quando vocês eram um jovem casal cheio de desejo um pelo outro. Relembrem juntos dos momentos mais quentes que tiveram. Façam isso sempre que tiverem a oportunidade, em qualquer momento do dia, mesmo que por mensagens.
2. Colocar-se disponível para o sexo
Criar situações para que o sexo volte a acontecer é muito importante, principalmente quando o casal ainda tem filhos morando em casa. Aliás, os filhos estão entre os principais motivos para o afastamento do casal no sentido sexual. Mas, não pode ser assim.
Procure criar as oportunidades de estar sozinha com seu marido. Vocês podem “tomar um banho” juntos, bem rapidinho. Outra dica é aproveitarem um dia em que ambos vão estar mais folgados, pois assim vocês estarão com mais energia à noite, quando forem para a cama.
3. Conhecer brinquedos sexuais
Se você sabe que seu marido tem interesse em brinquedos sexuais, pode fazer uma surpresa para ele e comprar algum brinquedo sem que ele saiba. Outra ideia é começar a ver os sites de sex shop junto com o marido mesmo, quando estiverem sozinhos.
4. Cuidar da saúde e da aparência
De modo geral, as pessoas sentem atração sexual por quem aparenta ser saudável e gosta de cuidar da aparência. Não quer dizer que você precise virar uma pessoa fitness.
Se cuidar significa gostar do que vê no espelho para que sua autoestima fique elevada. Quando você transparece amor-próprio, estimula seu parceiro a olhar para você da mesma forma, admirando e desejando a pessoa que você é.
5. Conversar, sempre!
Muitas mulheres têm mania de querer que o marido adivinhe o que elas estão pensando. Não funciona! Se você está querendo reativar a vida sexual e sabe quais são as barreiras, fale abertamente com seu marido sobre isso.
Diga para ele que você quer se sentir desejada outra vez, que vocês deveriam dar uma “escapadinha” de vez em quando, que ele deveria voltar a se cuidar para ter mais disposição, que vocês deveriam fazer sexo de formas diferentes, em lugares inusitados.
A franqueza é a melhor solução, desde que você tome cuidado na hora de se comunicar, evitando que seu parceiro se sinta ofendido por você ter tocado em algum ponto fraco dele.