Já alguma vez se perguntou porque sente aqueles tremores leves, momentos antes de adormecer? Esse fato está agora explicado, e é bem interessante.
Ao adormecer, a sua respiração e bater de coração desaceleram para entrar em estado de repouso. Isto faz com que o seu cérebro associe essa mudança a um estado de perigo, algo como “estar a morrer”. O nosso organismo aí entra em ação, com um sistema de segurança.
O cérebro manda uma ordem as nossas extremidades fazendo com que a nossa batida cardíaca e respiração voltem aos níveis normais. Assim que o nosso corpo verifica que esta tudo bem, podemos voltar a dormir.
O nosso organismo criou este sistema porque não tem outra forma de diferenciar os dois estados.
Para evitar que isso aconteça, podemos avisar o nosso corpo que vamos entrar em estado de repouso com atividades relaxantes. Um banho quente e talvez até uma massagem devem ser suficientes para avisar o seu cérebro de que você não está morrendo, e sim indo dormir.
Esse processo de relaxamento fará com que o nosso batimento cardíaco baixe, tornando a mudança de estado menos brusca.
Um bom exemplo desse sistema de segurança em ação e quando temos frio. O nosso corpo treme como resposta ao frio. O tremor e os músculos a contraírem varias vezes libertando algum calor, de forma a contrariar o frio.
Esta teoria mostra-nos o quão fantástico o nosso corpo e, criando mecanismos de defesa que asseguram o nosso bem-estar.
Assista a seguir o vídeo com mais curiosidades sobre essa máquina fantástica que é o nosso corpo:
Compartilhe essa dica!