Menu

Marília Mendonça desenvolveu alergia a camarão já adulta: é possível?

A cantora explicou: “fiz um caldo para colocar numa massa, com cascas de camarão, e aí me deu uma alergia ‘braba’”

Crédito: Reprodução Instagram

Publicidade

Recentemente a cantora Marília Mendonça gravou uma série de vídeos no stories do seu Instagram para explicar o sumiço repentino das redes sociais, já que é uma usuária assídua.

Marília contou que, no fim de semana, fez um caldo de camarão para colocar em uma massa, e quando foi comer, começou a passar mal. Os sintomas foram de dores no corpo, vômito e inchaço na boca, o que é bem comum em quadros de alergia.

O motivo da reação foi o camarão, que a cantora sempre comeu e nunca teve problemas. Mas, assim como acontece com outros frutos do mar, com o amendoim, a castanha e o gergelim, a reação alérgica ao camarão é muito perigosa, e pode aparecer depois de anos.

Alergia tardia é comum?

A única forma de saber que se tem alergia a algum alimento é comendo. Algumas pessoas apresentam os sintomas logo na primeira vez que comem determinado alimento, enquanto outras levam anos para perceber.

Publicidade

Esse tempo da reação alérgica está relacionado a uma combinação de fatores, como a intensidade da reação que o sistema imunológico da pessoa provoca e como está seu estado de saúde no momento, se mais fraco ou bem forte.

Mas, o fato é que a pessoa já nasce com uma predisposição a ter essa alergia, só demorou para descobrir.

Alergia alimentar pode desaparecer com o tempo?

Existem casos de pessoas que tinham alergias alimentares na infância e que, com o passar dos anos, deixaram de ter. Acontece mais com alimentos como ovo, leite, soja e trigo. É mais difícil de acontecer quando a alergia é a camarão, peixe, amendoim ou castanhas. Mas, cada organismo é único e pode reagir de uma forma diferente.

Sintomas e o que fazer em uma crise alérgica

Os sintomas da alergia alimentar variam de pessoa para pessoa, bem como sua intensidade. Enquanto alguns sentem náuseas, vômito e inchaço leve, que passa sozinho, outros podem sentir também formigamentos pelo corpo e falta de ar, podendo morrer por asfixia por causa do inchaço na língua e garganta.

Publicidade

Então, por precaução, quando uma pessoa começa a ter sintomas de alergia, ela deve ser levada imediatamente ao hospital. Se a alergia for grave, os sintomas progridem em questão de minutos, e não dá para ficar esperando.

Quando a pessoa já sabe que tem alergia, e come sem querer um alimento que não deveria, ela sabe qual remédio antialérgico pode tomar e se costuma resolver sem precisar ir ao hospital.

Sair da versão mobile