Razões para incluir aveia na nossa dieta

Uma dieta feita à base deste cereal se revela saciante, diurética e revitalizante

Publicidade

A aveia é um alimento muito rico em fibras e nutrientes. É por isso que uma dieta feita à base deste cereal se revela saciante, diurética e revitalizante.

Quantidade diária recomendada:

Três colheres (sopa) de aveia diariamente é o suficiente para obter as vantagens do cereal. Por causa do alto teor em fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.

Riscos de consumo em exagero:

O excesso de consumo de aveia pode causar intolerância alimentar ou flatulência. É sabido que o abuso de fibras na alimentação, também diminui a absorção de zinco e cálcio. Sendo assim, o melhor é seguir as recomendações dos especialistas na matéria.

Hoje vamos explicar-lhe quais as principais razões que nos levam a incluir aveia na nossa alimentação diária. Listamos 10:

Publicidade

1. Estimulante mental:

O seu conteúdo em amido, converte a aveia numa fonte de glucose, essencial para alimentar os nossos neurônios. Como também é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e ativas. Além disso, possui fósforo e vitamina B, elementos que ativam as funções cerebrais.

2. Importante fonte de energia:

A aveia está na base da pirâmide dos alimentos. É rica em hidratos de carbono (beta glucanos), que são os principais responsáveis pela energia do nosso corpo. Pode ser consumida em diversos momentos do dia, fornecendo o vigor necessário às nossas atividades.

3. Favorece o trânsito intestinal:

Sendo um dos alimentos mais ricos em fibras, o seu consumo ativa o funcionamento do intestino. Quando está sendo estimulado, o órgão elimina as substâncias tóxicas mais rápido e favorece a renovação celular.

4. Satisfação do apetite:

Outra vantagem das fibras da aveia, é provocar uma sensação de completa satisfação. Ao tornar o processo digestivo mais demorado, prolonga a condição de saciedade e a pessoa não sente vontade de comer (o que também é bom, para quem quer perder alguns quilos).

Publicidade

5. Anti-colesterol:

Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina, etc., a ingestão do grão ajuda a reduzir os níveis de colesterol mau no sangue. Neste caso, o cereal deverá ser consumido na forma de farelo.

6. Controle da glicemia:

Como tem baixo índice glicémico, auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue, estando especialmente recomendada a pessoas com diabetes.

7. Traz mais bem-estar:

A aveia contém triptofano, um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o “hormônio do prazer” e que é responsável pelo controle do nosso humor. Sendo assim, pode ser uma forte aliada no combate à tristeza e depressão.

Publicidade

8. Anti-estresse:

Contendo uma substância chamada avenina, que possui uma ação relaxante, é muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse.

9. Faz bem à pele:

Sendo um alimento rico em silício e proteínas, o seu consumo também é benéfico na renovação de tecidos, como a pele.

10. É um alimento versátil:

Pode ser utilizada em diversas preparações e incluída em várias comidas ao longo do dia.

Publicidade

Atenção: O cereal em si não contém glúten, mas como na maior parte dos locais ele é processado junto ao trigo, pode tornar-se um alimento perigoso para os celíacos. Por isso, deve sempre verificar se na embalagem consta: “contém glúten”.

Importante: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.

PODE GOSTAR TAMBÉM