O assunto é muito sério quando se trata de formigamento. Essa sensação, apesar de parecer inofensiva, é consequência de uma breve interrupção da circulação sanguínea na região, e pode ocorrer nas mãos, nos pés e em outras partes do corpo.
Quando ela ocorre com frequência, não deve ser ignorada, pois provavelmente está associada a algum sintoma de problemas de saúde.
Conheça alguns deles:
1. Esclerose múltipla
Essa doença destrói as membranas nervosas da medula espinhal, comprometendo a circulação de impulsos nervosos, reduzindo então a sensibilidade das mãos e causando a sensação de dormência.
2. Osteocondrose da coluna cervical
O desgaste da coluna cervical, resulta na falha de fornecimento de sangue para o corpo. O paciente tem constantes enxaquecas, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.
3. Síndrome do túnel do carpo
Essa síndrome surge em pessoas que realizam tarefas repetitivas com as mãos, que é o caso dos músicos, digitadores, entre outros, fazendo com que o tendão inche, causando dormência.
4. Trombose
O formigamento aparece por conta do coágulo de sangue que causa um retardo no fluxo sanguíneo e de oxigênio.
5. Acidente vascular cerebral (derrame)
Sensação de formigamento nas mãos é muito perigoso, inclusive com risco de morte.
6. Doença de Buerger
Comum nos tabagistas, causa dor e dormência nas mãos, devido à diminuição de fluxo de sanguíneo.
Pode afetar os pés e se transformar em gangrena, em caso de descuido e não tratamento.
7. Diabetes
Devido à redução do fluxo de sangue, surgem os formigamentos, por isso, fique sempre atento e busque sempre orientação médica.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!