Essa dica foi sugerida pela médica americana Dr. Heather Wdowin, especialista em medicina natural. Ela explica quais são as principais causas daquelas dores nos pés que muitas pessoas sentem diariamente e mostra como aliviá-las de forma natural.
Dores nos pés? Conheça causas e soluções
1- Pequenas fraturas
Tem gente que machuca os pés, geram pequenas fraturas e ficam adiando ir ao médico. Não faça isso, pode gerar uma inflamação ou uma calcificação indevida e você pode sentir dores nos pés pelo resto da vida. Para fazer o diagnóstico, você deverá fazer um raio-x e se a fratura for localizada provavelmente irá ter que imobilizar o seu pé e utilizar uma bota ortopédica por um tempo determinado pelo seu médico. Para acelerar a recuperação você deverá ter uma alimentação rica em vitamina D, vitamina C e cálcio, que são essenciais para a reparação óssea.
2- Tendinite
Nós temos no total 31 tendões nos nossos pés, se algum deles inflama as dores são intensas e constantes. Como em qualquer outra região do corpo, as inflamações aparecem para reparar estruturas que estejam danificadas, então você precisa deixar a região inflamada em repouso até que ela se recupere. Para acelerar o processo, você deve evitar alimentos que contribuem para a inflamação, como gorduras saturadas e gorduras trans. O consumo de gorduras saudáveis acelera a recuperação, como aquelas presentes em peixes ricos em ômega 3. O açafrão também ajuda, pois é anti-inflamatório.
3- Dor no calcanhar
Se você sente muitas dores no calcanhar, o mais provável é que tenha uma fascite plantar ou esporão do calcâneo. A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, o tecido que recobre a musculatura da planta do pé. Já o esporão do calcâneo pode fazer parte do quadro de fascite mas se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo causado pela tração dos músculos que flexionam os dedos. O tratamento normalmente é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, muita fisioterapia, imobilização dos pés e injeções de corticóide. Para curar mais rapidamente? Sapatos adequados (esqueça os saltos altos) e acupuntura.
4- Neuroma de Morton
Neuroma de Morton é o nome de uma lesão que acontece no nervo localizado entre o terceiro e o quarto dedo do pé. Os motivos para o aparecimento dessa lesão são desconhecidos, mas estão associados ao uso de saltos altos ou sapatos muito apertados, a esportes como corrida e outros esportes de alto impacto e ainda a deformidades no pé como joanetes, pé chato e arcos altos do pé.
Quem tem o neuroma de Morton sente como se houvesse uma pedra no seu sapato o tempo todo, uma dor aguda com sensação de queimação. O tratamento para o neuroma de Morton normalmente é feito com cirurgia, mas há outras formas de curar como as injeções de esteróides para controlar a dor, o uso de suplementos anti-inflamatórios e terapias manuais (como massagens com gelo).
5- Gota
O que popularmente chamamos de gota é uma inflamação nas articulações sinoviais muito dolorosa causada pela deposição de ácido úrico no local. O ácido úrico é formado devido a uma dieta rica em proteínas e gordura. Quem ingere muita gordura no dia a dia, consome muita carne e, como agravante, abusa do álcool tem tendência a desenvolver gota. O consumo de vegetais e frutas pode aliviar as dores causadas pela inflamação – as cerejas são muito eficazes na redução dos ataques de gota.
Se você tem sentido dores nos pés com frequência, procure um médico para que ele faça o diagnóstico e indique o melhor tratamento para não conviver com a dor, não adie.