Menu

5 Razões para deixar de usar absorventes descartáveis

Sustentabilidade, economia e mais saúde são alguns dos bons motivos para aderir aos produtos alternativos

Crédito: Freepik

Publicidade

Desde quando os absorventes descartáveis surgiram, causaram uma revolução na relação das mulheres com a menstruação. Eles trouxeram a praticidade para a rotina, mas também têm seu lado negativo.

Na verdade, foram necessários anos de experiência para entender que o lado negativo dos absorventes descartáveis é maior do que o lado positivo.

Então, se você está na dúvida sobre começar a usar os métodos alternativos, como coletor menstrual, calcinha absorvente, disco menstrual e absorvente de pano, vai tomar sua decisão agora.

1. Redução de lixo no planeta

Descartável é bom porque você usa e joga fora, não precisa lavar. Mas os absorventes descartáveis têm 90% de plástico na composição e podem levar mais de 400 anos para entrarem em decomposição. Sabendo que uma mulher usa cerca de 15 mil absorventes ao longo da vida, e se você se preocupa com a sustentabilidade do planeta, precisa levar isso em consideração.

Publicidade

2. Nada de alergias e incômodos

A cola dos absorventes descartáveis externos faz com que muitas mulheres tenham reações alérgicas e passem o dia incomodadas, com desconforto. Com os absorventes reutilizáveis isso não acontece, pois eles são produzidos de forma ecológica, sem adesivos e com materiais hipoalergênicos.

3. Pode confiar nos métodos alternativos

Acostumar com uma coisa diferente requer um certo tempo, mas funciona. Se você ainda não testou outros absorventes ou coletores por achar que podem vazar ou porque parecem menos higiênicos, saiba que esse é um pensamento normal, mas que vai mudar depois que você decidir testar as alternativas.

Além de serem testados e aprovados no quesito absorção e não vazamento, são métodos que impedem o abafamento da vagina, diferente dos absorventes descartáveis, tanto externos quanto internos.

O abafamento da vagina é prejudicial à saúde da mulher porque cria um ambiente quente e úmido, próprio para a proliferação de fungos e bactérias que podem levar a doenças como candidíase e vaginose bacteriana. Com os materiais reutilizáveis feitos de algodão, isso não acontece.

Publicidade

4. Não se preocupe com o cheiro

Se você acha que a menstruação tem um cheiro ruim e por isso pode ficar ainda pior nas peças reutilizáveis, está enganada. A menstruação não tem cheiro. Acontece que, em contato com os elementos químicos do absorvente descartável, e com as bactérias que se proliferam no ambiente úmido e abafado, o sangue oxida e gera o cheiro mais forte.

5. Mais econômico

Um pacotinho de absorventes descartáveis pode ser mais barato do que um coletor ou uma calcinha absorvente. Mas esse é um investimento a logo prazo, pois você vai lavar e reutilizar, ou seja, não será um custo mensal.

Dependendo da marca, os coletores podem ser reutilizados por até 10 anos, enquanto as calcinhas podem ser usadas por até 5 anos, seguindo todos os cuidados de uso recomendados pelo fabricante.

Publicidade

Alternativas aos absorventes descartáveis

Para fazer a escolha certa de produto que vai substituir o absorvente descartável você precisa pesquisar e fazer testes. O importante é descobrir a alternativa que vai fazer você se sentir mais confortável.

Veja também:

Também pode te interessar: Limão corta a menstruação – mito ou verdade?

Sair da versão mobile