Não existe um padrão de como o intestino deve funcionar. Cada pessoa tem sua rotina e a vontade de fazer o número dois pode surgir uma ou algumas vezes ao dia, sem que isso seja um problema. Inclusive, pode acontecer de aumentar a frequência de ir ao banheiro, e os motivos para fazer mais cocô podem ser bons ou ruins. Veja só.
1. Alimentação mais saudável
Se você resolveu melhor a sua alimentação, incluindo mais frutas, verduras, sementes, aveia, farinhas integrais e outros tipos de fibras, é possível que comece a fazer mais cocô no mesmo dia, e isso é ótimo. Apenas tome cuidado para não exagerar, pois todo excesso leva ao desequilíbrio.
2. Exercícios físicos
Junto com a alimentação saudável você resolveu começar a se exercitar ou aumentou o nível do exercício que já fazia? Está aí mais um motivo para fazer mais cocô. Durante o exercício, as contrações musculares no seu cólon aumentam, estimulando a vontade de evacuar.
3. TPM/menstruação
Muitas mulheres percebem que, quando estão na TPM ou menstruando, a vontade de fazer cocô é mais frequente. Isso é normal e acontece por causa do aumento na produção hormonal de progesterona.
4. Estresse e ansiedade
Quando o corpo está liberando hormônios de estresse e adrenalina é comum dar aquela “acelerada” interna. A pessoa fica mais ofegante, o coração bate mais rápido e o sistema gastrointestinal acelera seus processos. Nesses casos, geralmente vem uma dor de barriga repentina e você precisa correr ao banheiro.
5. Síndrome do Intestino Irritável
Essa síndrome é um problema que precisa de tratamento médico. Os sintomas são dor abdominal ou cólicas, diarreia ou intestino preso, muco nas fezes, inchaço na região da barriga e gases. O incômodo pode piorar quando a pessoa come algo que seu organismo não aceita bem, quando está sob alto estresse, quando os hormônios estão desregulados ou por já ter passado por outro problema intestinal.
6. Infecção
Uma infecção intestinal, causada por vírus ou bactéria, vai fazer você ter dores abdominais e diarreia, e isso pode acontecer muitas vezes ao longo do dia.
7. Intolerância a certos alimentos
Preste atenção se a vontade de ir ao banheiro aumenta pouco depois de comer alguma coisa com glúten, lactose ou proteína. Muitas pessoas têm intolerância ou alergia a esses componentes dos alimentos e passam a vida com o intestino desregulado, ora preso, ora muito solto, sem ter ideia de que a alimentação é a causa do problema.
Quando procurar um médico?
Se você sabe que aumentou o número de idas ao banheiro porque mudou sua rotina de alimentação e atividade física ou porque está na época da menstruação, não tem com o que se preocupar.
Mas, se notar que as fezes estão com sangue, com muco ou se tem sintomas de doença, como dores abdominais, de cabeça, muito inchaço na barriga, mal estar, febre e fraqueza, precisa ir ao hospital o quanto antes para descobrir o motivo e iniciar um tratamento.