O rack é uma mistura de peça decorativa e móvel funcional. Nele, você pode colocar a televisão, os equipamentos eletrônicos que complementam a tv, quadros e outros objetos decorativos. Além disso, pode escolher um modelo com gavetas fechadas para armazenar pertences ou com nichos e prateleiras abertas para armazenar coisas que podem ficar à mostra.
Mas, além de escolher o rack com base no que vai querer colocar nele, também precisa considerar o tamanho e o modelo da peça de acordo com o espaço disponível e o estilo da decoração. Então, veja algumas dicas e inspirações para escolher o rack ideal para sua sala.
Tamanho proporcional ao ambiente
Parece óbvio, mas nem sempre é fácil identificar o tamanho ideal do rack. Então, antes de comprar, tire as medidas da parede em que pretende colocar esse móvel. O rack deve ser, no máximo, da largura da parede, nunca mais do que isso. Se a sala for pequena, o rack deve ser menor, mas cuidado para que não seja tão pequeno assim, deixando o visual desproporcional e a parede vazia.
Modelo com portas e gavetas
Se você pretende usar o rack para guardar muitas coisas, prefira uma peça que tenha portas e gavetas, evitando que as coisas fiquem à mostra e causem poluição visual. O que ficar à mostra deve ser bonito e leve, complementando o conceito do da sala como um todo, sem excessos.
Modelo com nichos e prateleiras
Agora, se você quiser colocar no rack apenas alguns objetos decorativos, aí sim é legal escolher um modelo mais aberto, com nichos ou prateleiras. Essa dica também é legal para ambientes pequenos, pois o rack aberto é uma peça de visual mais leve do que se for um bloco todo fechado.
Rack de material mais resistente ao peso dos objetos
Outra dica importante para saber antes de investir em um rack é sobre o peso que pretende colocar sobre ele. Os modelos mais robustos e fortes são os de madeira ou ferro com madeira. O vendedor da loja pode ajudar com isso, dizendo quanto peso o rack pode suportar. Nesse caso, anote o peso da televisão e outros objetos mais pesados que pretende colocar sobre o rack e faça as contas antes de comprar.
Coloridos ou neutros
Quanto à cor, vai depender do estilo do seu ambiente e da atmosfera que pretende criar. Se quiser ir para um estilo de mais leveza, como um escandinavo, minimalista, mediterrâneo ou campestre, aposte em rack claros, como branco, cinza, madeira clara ou tons pastéis.
Já se quiser algo mais intenso, como rústico, industrial ou uma peça para uma composição eclética e estilosa, pode valorizar cores como chumbo, preto, madeira de lei, vermelho ou amarelo. Claro, sempre deve considerar as cores do sofá, da mesinha de centro, do tapete e das paredes para haver um equilíbrio.
Com ou sem painel?
O painel que é fixado na parede logo acima do rack é uma peça útil para instalar uma televisão grande, evitando que ela fique solta sobre o rack com risco de cair. Mas, além disso, leve em consideração que o painel vai preencher bastante o ambiente, em especial se pretende fazer com prateleiras para adicionar objetos decorativos. Então, se a sala for muito pequena, mas você precisar do painel, escolha um modelo mais leve, de cor clara, sem prateleiras ou nichos.
Modelos para inspiração
Agora que já conhece as dicas principais para escolher o rack ideal para sua sala, veja fotos de ambientes com diferentes modelos de racks e imagine qual deles ficaria mais bonito e proporcional no seu lar.
A combinação tranquilizante da madeira clara com branco e cinza
Rack com portas para quem quer armazenar coisas e manter a decoração mais limpa
Já se quiser adicionar vários objetos, um rack neutro com design liso é uma boa ideia
Madeira clara, minimalista
Branco para contrastar e conversar com a parede de tijolinhos que chama mais a atenção
O rack fixado na parede deixa o piso livre e traz a sensação de mais espaço
Outra parede com tijolinhos, dessa vez com rack de madeira maciça para criar um ambiente mais rústico
Rack em formato de L para ocupar a parede vazia sem adicionar móveis volumosos
Quando a parede é grande, pode ser complementada com quadros maiores e uma estante, tudo na linha do rack
Rack pequeno para parede pequena, minimalista e delicado
Azul com cimento para parede de tijolinhos brancos
Quando a parede é é marcante, o rack deve ser sóbrio
Modelo de ferro com rodinhas para quem gosta de praticidade e de mudar com frequência
Rack e painel no mesmo padrão ripado
A sala grande com cores claras permitiu um rack maior e mais escuro, com estante na lateral
A madeira de tom claro ou médio harmoniza muito bem com a parede de cimento queimado
E um rack branco em estilo vintage também fica ótimo com a parede cinza
Nessa sala bem espaçosa, o rack e a escrivaninha são uma peça só
Crédito das imagens: Tua Casa/Decor Fácil