Os cachorros são companheiros maravilhosos, com ou sem raça definida, e de qualquer parte do mundo que tenham origem.
Mas, para quem gosta de conhecer e identificar as diferentes raças de cachorros, hoje vamos conhecer 7 raças brasileiras.
Entre as raças de cachorros brasileiros, estas são as mais conhecidas e podem ser encontradas no site da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Você já conhecia alguma?
1. Buldogue campeiro
Essa raça brasileira é guardiã, fiel ao dono e corajosa. Tem um temperamento vigilante, tranquilo e companheiro. Os cachorros buldogues campeiros costumam ser de fácil adaptação, tranquilos e latem pouco.
Veja também: 10 Raças de cachorros grandes
2. Dogue brasileiro
Utilizado como cão de guarda no Brasil, o dogue brasileiro é uma raça ativa, atenta e observadora. Segundo a descrição da Confederação Brasileira de Cinofilia, o animal desse tipo não é agressivo e é uma raça que se dá bem com outros cães.
Aproveite e veja: Produtos de limpeza essenciais para quem tem cachorro
3. Fila brasileiro
O fila brasileiro é dócil e obediente com as pessoas da família. Em contrapartida, possui aversão a estranhos. Trata-se de um animal dotado de coragem, determinação e valentia.
Saiba quais são os nomes de cachorro mais comuns no Brasil
4. Terrier brasileiro (Fox paulistinha)
A raça tem uma personalidade ativa e esperta, e um comportamento incansável e alerta. Excelente cão de guarda, é desconfiado com estranhos. Já com os membros da família é amigável e gentil.
Veja também: 10 raças de cachorro que não soltam pelo em excesso
5. Ovelheiro gaúcho
Como o nome sugere, essa raça de cachorros foi criada no Rio Grande do Sul para trabalhar diretamente com os animais ovinos. O ovelheiro gaúcho tem como funções transferir as ovelhas de pasto, guardá-las e protegê-las.
Como ensinar o cachorro a fingir de morto passo a passo
6. Rastreador brasileiro
É um cão de excelente olfato, por isso, é usado em caças. Também é forte, rústico, resistente e persistente. Com o tutor, a raça é tranquila e equilibrada. Na presença de estranhos pode ser reservada, mas não agressiva. Apegado à família, o rastreador brasileiro é dócil e autoconfiante.
Aproveite e veja: Companhia de cachorro por 10 minutos alivia sintoma de depressão
7. Veadeiro pampeano
Com o tutor, o veadeiro pampeano é obediente e tranquilo, e com crianças é de fácil convívio. Pode demonstrar-se agressivo, mas esse tipo de comportamento deve ser repreendido. Já na presença de estranhos pode ser arredio.
Veja também: 10 Raças de cachorro peludo
Informações e imagens: Clube para cachorros/Instagram