planta rabo-de-gato
Crédito: Wikimedia Commons

Rabo-de-gato: uma planta curiosa para ter em casa

Ela fica linda forrando todo o jardim ou em vasos com suas inflorescências vermelhas e peludinhas

Publicidade

A planta rabo-de-gato é uma lindíssima forração para recobrir a terra do seu jardim e fazer um acabamento bem bonito. Mas, ela também fica muito bonita cultivada em vasos. Ela tem esse nome popular por causa das suas inflorescências em formato de espiga e peludinhas. Mas, seu nome botânico é Acalypha reptans. Nativa da Índia, essa planta pode chegar a uns 20 centímetros de altura, com caules longos e bem ramificados. Veja quais são os cuidados básicos a ter com a rabo-de-gato.

Luminosidade

Como essa é uma planta de forração, ela é baixinha e pode ficar protegida por plantas maiores quando cultivada no jardim. Por esse motivo, se adapta bem à meia sombra, pegando uma luz do sol filtrada e menos intensa. No entanto, se for acostumada com o sol pleno, também vai ficar bonita e saudável do mesmo jeito.

Solo ideal

Um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, é o que a rabo-de-gato gosta para se desenvolver muito bem. Na hora de preparar o substrato, misture um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca para adubar, que são naturais e menos impactantes para a planta.

Regas

As regas devem ser regulares, sempre que você colocar a mão no substrato e perceber que ele está começando a ficar seco na superfície. Não tem muito segredo, pois essa planta é fácil de cultivar.

Publicidade

Reprodução

Para fazer novas mudas, pode comprar sementes dessa planta e fazer o plantio nesse mesmo tipo de solo recomendado acima. Também pode pegar um galho de uma planta adulta e saudável, depois da época da floração, e replantar por estaca, colocando-o na terra para enraizar.

Crédito das imagens: Minhas Plantas

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM