Com sabor picante e exótico, o rabanete faz parte da família Brassicaceae, a mesma do agrião, da couve e do nabo e tem um alto índice de isotiocianatos, uma enzima que protege as células contra o câncer. Mesmo não sendo tão comum na mesa dos brasileiros, muita gente se pergunta: rabanete emagrece?
Com 95% de água, ele possui iodo, potássio, vitaminas e minerais. Além de ter o poder de combater vírus e funcionar como um antibiótico natural, com substâncias desintoxicantes.
Rabanete emagrece?
Sim, é possível dizer que o rabanete emagrece. Por ter, a cada 100 gramas, apenas 20 de calorias, o rabanete já pode ser classificado como uma excelente opção para o cardápio de dietas e reeducação alimentar.
E ele vai muito além disso, sendo muitos os motivos que fazem dele a melhor escolha para sua alimentação, mesmo que não esteja em nenhuma dieta restritiva.
- Rico em fibras: você já sabe que as fibras ajudam a manter a saciedade por mais tempo, fazendo com que aquela vontade de atacar um lanchinho fora de hora diminua. Além disso, elas ajudam a regular o volume dos movimentos intestinais e a compor o bolo fecal. Isso reduz as chances tanto da prisão de ventre, quanto da diarreia;
- Possui baixo índice glicêmico: ou seja, não tem açúcar em quantidade suficiente para causar um pico ou queda elevada na quantidade de glicose (que causa perda de energia, estimula a fome e pode até mesmo impulsionar o surgimento de diabetes);
- Diurético: Sabe aquele inchaço no corpo, seja nos pés ou nos olhos? É normalmente fruto da retenção de líquido, que pode ser tratada com o consumo de alimentos corretos, como o rabanete. Além disso, trata as inflamações nas vias urinárias, facilitando o fluxo da urina;
- Queima gorduras: por participar ativamente nos processos de produção da bile, no seu fígado, o rabanete pode te ajudar na quebra e eliminação da gordura, facilitando também o processo digestivo, protegendo o fígado e a vesícula;
- Dá energia: por participar da queima de gordura e ter alguma quantidade de carboidrato simples, ele provê energia para a prática de atividades físicas, fundamentais para o processo de emagrecimento.
Como consumir rabanete para emagrecer
Agora que você já sabe que o rabanete emagrece, saiba que ele pode ser consumido de diversas formas.
Pode ser junto a refeições ou como lanche entre as principais, mas você deve evitar consumi-lo puro em jejum, a não ser que esteja misturado a outros alimentos.
Veja algumas formas para consumi-lo, de forma saudável e visando o emagrecimento.
Saladas
Essa você já imaginava, não é? Normalmente o rabanete é utilizado em saladas, mas tem a forma certa de consumo, para que ele realmente possa auxiliar no emagrecimento.
Para que ele fique mais palatável, corte em rodelas bem finas ou rale em tiras compridas. Misture com alface, tomates, rúcula e o que mais você achar interessante.
Evite usar molhos industrializados, pois, apesar de saborosos, eles são bastante calóricos. O mesmo se aplica a molhos à base de maionese, mel e similares
Para um melhor aproveitamento das qualidades nutricionais do rabanete, evite colocá-lo de molho na água. Mesmo que ele fique mais suave, você deixará importantes nutrientes na água.
Cozido
Sabia que dá para preparar o rabanete cozido também? E fica pronto rapidinho, em menos de 10 minutos.
O ideal para se utilizar em dietas é manter o máximo de nutrientes possíveis nele, então o vapor é uma opção interessante, já que reduz a perda em caldos.
Saltear no azeite com condimentos também o deixa muito saboroso e levemente crocante – como se faz com o brócolis, sendo também uma ótima opção.
Sucos
Apesar de ser atípica, essa é a melhor forma de consumir o rabanete. Ao ser combinado com a propriedade de outros alimentos, o rabanete emagrece, pois torna-se ainda mais poderoso, mantendo o corpo nutrido e saciado por mais tempo.
Simples e deliciosos, os exóticos sucos de rabanete vão fazer a diferença no seu cardápio, mesmo que não esteja de dieta.
Receita de suco de rabanete
1. Rabanete com laranja e morango
Ingredientes
Rabanete: 2 unidades;
Laranja: 3 unidades;
Morango: 5 unidades;
Água: 1 copo.
Modo de preparo
- Lave bem os morangos e os rabanetes, pique e reserve.
- Faça o suco de laranja e coloque no liquidificador juntamente com todos os outros ingredientes.
- Bata bem e sirva.
2. Suco de rabanete com gengibre e limão
Ingredientes
Rabanete: 2 unidades;
Limão: 1 unidade;
Gengibre em pó: 1 colher (chá);
Água: 1 copo;
Mel ou outro adoçante natural: a gosto.
Modo de preparo
- Lave bem os rabanetes, pique e reserve;
- Faça o suco do limão e coloque no liquidificador juntamente com todos os outros ingredientes;
- Bata bem e sirva.
3. Rabanete com abacaxi e açafrão
Ingredientes
Rabanete: 2 unidades;
Abacaxi: 2 rodelas;
Açafrão: 1 colher (chá);
Mel ou adoçante natural: a gosto.
Modo de preparo
- Lave bem os rabanetes, pique e reserve;
- Coloque no liquidificador juntamente com todos os outros ingredientes;
- Bata bem e sirva.
Ratatouille de rabanete
Ingredientes
Rabanete: 3 unidades;
Cebola: 1 unidade;
Cenoura: 2 unidades;
Aipo: 5 unidades;
Abobrinha: 1 unidade;
Óleo de gergelim: o quanto baste;
Sal: a gosto;
Pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Fatie todos os ingredientes;
- Depois coloque em uma panela o óleo de gergelim, adicione a cebola e a cenoura e só após 10 minutos acrescente os demais ingredientes;
- Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo e está pronto.
Chá de rabanete
Ingredientes
Rabanete: 1 unidade;
Água: 1 copo;
Mel: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Ferva a água e coloque o rabanete cortado bem fininho;
- Cubra e deixe descansar durante 5 minutos;
- Depois desse tempo, remova o vegetal, adoce com mel e saboreie.
Quer plantar rabanete em casa? Saiba como no vídeo: