As caixas estão por toda parte porque são muito úteis. Os modelos menores são os favoritos de quem faz caixas decoradas em artesanato, pois elas servem para várias finalidades. Há quem prefira trabalhar com caixas de papelão ou plástico, mas as mais usadas são as caixas de MDF que servem como porta-joias, organizadores de escrivaninha, para organizar o quarto do bebê e também os banheiros da casa. Além disso, quando o trabalho é caprichado, as caixas decoradas são lindos suportes para um presente especial. Confira essas ideias e inspire-se a fazer em casa.
Veja também: ideias de artesanato com caixa de leite
10 ideias para fazer caixas decoradas
Existem diversas técnicas de artesanato para decorar caixas usando diferentes materiais e métodos. Conheça alguns a seguir, desde as versões mais simples até as mais complexas para quando já tiver um pouco mais de prática.
1. De MDF com papel de carta
A caixa de madeira é uma boa opção, porque ela é mais resistente do que a de papelão e também melhor para aplicar técnicas de pintura, como a pátina. Nesse vídeo, o processo é de transformação total na caixa de madeira, deixando-a completamente decorada com pintura e com colagens.
2. Com pérolas e flores
Para uma caixa decorada rica em detalhes graciosos, o uso de pérolas e flores é uma linda ideia. Esse modelo também é feito com caixa de madeira que será revestida com tecido floral. Esse procedimento é mais prático, porque não precisa fazer a pintura e esperar secar, apenas vai precisar de bastante cuidado para que a colagem do tecido fique perfeita. Já que é uma caixa decorada, a decoração tem que ser feita com primor.
3. Caixa personalizada com fita e renda
Para uma ideia mais simples, você pode comprar uma caixa já pintada da cor que desejar e apenas trabalhar nos detalhes. Nesse modelo, a caixa de madeira já era branquinha e recebeu uma fita em volta e uma colagem de tecido rendado na tampa, que deixou a caixa bem delicada, linda para decorar o quarto e armazenar pequenos objetos.
4. Decoupage com guardanapo
Decoupage é uma das técnicas mais usadas para fazer caixas decoradas. Trata-se da colagem com papel colorido, que pode ser feita de várias formas, inclusive usando guardanapo, como você vai ver nesse vídeo:
5. Caixa de papelão decorada
Se a ideia for usar várias caixas de papelão para organizar todos os cômodos da casa, as caixas também precisam ser bonitas para ajudar nessa organização, caso fiquem à mostra. As caixas organizadoras costumam ter um tamanho maior, então é esse exemplo que você vai ver agora, usando tecido para encapar as caixas comuns.
6. Para dia dos namorados
Se a ideia for criar caixas decoradas românticas, seja para presentear alguém amado ou para vender, a decoração precisa de um toque especial. Os elementos são mais chamativos, usando cores como vermelho que combinam com homem e mulher. Essa é uma caixa especial com decoração interna para surpreender mesmo depois que a pessoa abrir.
7. Caixas decoradas com garrafa PET
Não tem caixas de papelão nem de madeira? Então a garrafa PET é um coringa que serve para diversos tipos de artesanato, até para fazer caixinhas. Esses modelos são bem pequenos, lindos para fazer uma composição e decorar a penteadeira, pois são ótimas para organizar joias e maquiagens.
8. Maleta de maquiagem feita de caixa de sapato
As maletas de maquiagem compradas são bem caras, mas essa versão feita a partir de uma caixa de sapato é bem em conta e fica linda, basta caprichar nos detalhes decorativos. Veja como fazer um modelo com efeito envelhecido que tem até espelho na parte de dentro.
9. Decorada de unicórnio
Essa caixa também é feita com a técnica da decoupage, fazendo colagem com guardanapo, mas com uma temática diferente para usar como inspiração. Os unicórnios estão em alta, então dá para criar diversos modelos de caixas com esse tema que combinem com gostos de crianças e adultos.
10. Caixa de MDF decorada usando detergente
Mais uma técnica diferente para fazer a decoração das caixas de MDF é usar detergente para ajudar a espalhar a tinta. Precisa ser um detergente incolor para não interferir na cor da tinta. Confira como fazer todo o procedimento, desde a pintura usando detergente e esponjinha até os acabamentos que fazem toda a diferença no resultado final.