Alimentos naturais são fontes de uma grande variedade de nutrientes, mas as verduras escuras tendem a ser as mais ricas. A couve, por exemplo, é um ingrediente muito usado na cultura brasileira e portuguesa, essencialmente nos pratos de feijoada (se usam maços de couve), ou no caldo verde (se usa a couve picadinha).
A couve é um vegetal verde-escuro e é muito rico em cálcio. Conseguimos absorver mais cálcio em uma couve que em um copo de leite – uma “conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”.
Como a couve influencia o câncer
O cálcio se fixa nos ossos, sendo ótimo para as articulações. Além do cálcio, a couve ajuda a prevenir o envelhecimento das células e fornece propriedades antioxidantes que previnem a formação das células cancerosas; é rica em vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C (reduzindo a pressão arterial), vitamina A (vai aumentar a sua imunidade) e vitamina K (ajudando a prevenir problemas inflamatórios ou doenças autoimunes, câncer e asma); possui ainda ferro e magnésio (excelentes para fortificar nossos músculos e ossos, ajudando, além do mais, a relaxar), fósforo, enxofre (altamente nutritivo para o seu cabelo e pele), sódio e silício.
Pelo seu baixo teor calórico, é ideal para fazer parte da dieta diária e para regular a nossa digestão, mas o mais correto é você consumir 100 gramas por dia (25 calorias). O seu coração também vai agradecer se você introduzir couve na sua dieta, uma vez que, pelo seu alto teor de fibra, ela é capaz de reduzir o colesterol.
Como incluir este alimento no nosso regime alimentar
Agora tome atenção às várias formas de consumo desta verdura: a princípio você deve retirar as folhas externas e cortar as cabeças no ponto em que nascem no caule e, posteriormente, pode consumir couve fria ou quente.
Saiba mais: Como congelar couve
- Na forma crua, as couves devem ser devidamente limpas e são perfeitas quando você se sente resfriada ou de mau humor. Geralmente, as couves podem ser empregadas nas saladas, mas podem também cozer com um tempero leve e um bocadinho de sal.
- Sempre que cozer ou refogar a couve, não deixe ela cozinhar por muito tempo porque, com o calor, ela tende a ficar escura e com um sabor ruim. Em geral, as couves estão presentes nos sucos, refogados, caldos, sopas, entre outras – diante disso você pode usar sua imaginação e elaborar muitos pratos diferentes.