Quando você passa por uma casa que está toda decorada para o Natal, acaba pensando que nela moram pessoas sociáveis e mais legais? Esse pensamento é uma ligação quase natural de se fazer. Quem gosta do Natal e passa por uma casa bem enfeitada, cria uma imagem positiva das pessoas que vivem lá dentro, pois presume que tem algo em comum com elas.
Para confirmar essa possibilidade, foi feito um experimento que está publicado no.Journal of Environmental Psychlogy
A ideia dos pesquisadores era de analisar o impacto das decorações de Natal das residências na mente de desconhecidos, de modo a entender se eles pensavam que os moradores das casas eram mais amigáveis por causa da decoração.
Além disso, a pesquisa também teve o objetivo de descobrir se as pessoas que enfeitam suas casas no Natal podem fazer isso com o objetivo de serem mais bem-vistas na vizinhança, mostrando que estão abertas a novas amizades.
Então, os pesquisadores reuniram voluntários para participarem do experimento. Eles tiveram que avaliar os moradores com base em fotografias de suas casas e jardins. As respostas foram o que os pesquisadores já suspeitavam: os voluntários realmente acharam que nas casas e jardins enfeitados moravam pessoas mais amigáveis.
Quando viram fotografias de casas e jardins sem enfeites, o pensamento era de que aquele local era mais fechado. Enquanto as casas enfeitadas pareciam estar mais receptivas.
O resultado desse experimento foi que, se você tiver a intenção de transmitir uma imagem mais amigável da sua família para a vizinhança, quando chegar o Natal você pode investir na decoração da sua casa e isso ajudará com que seus vizinhos tenham essa boa impressão de você. É claro que ser realmente sociável e amigável também funciona, cumprimentando a todos e sendo simpático ao vê-los.