Menu

Como fazer queijo cottage caseiro

Receita super simples e que vai te fazer economizar muito!

Crédito: Pikist

Publicidade

O queijo cottage é um dos queridinhos dos nutricionistas. Isso porque é rico em cálcio, proteína, minerais e muitos outros nutrientes essenciais. Além disso, a quantidade de gordura é baixíssima, sendo adequado para diversos tipos de dietas.

O problema é que seu preço não é nada acessível, podendo custar até R$ 12 (150 gramas). Mas não se preocupe porque aqui você vai aprender a fazer um delicioso cottage, ao custo de um litro de leite. Claro que também tem opção para os veganos!

Como fazer queijo cottage tradicional

Simples e super baratinha, essa receita é para desbancar as grandes redes que cobram horrores pelo cottage. Se você usar o leite integral vai render mais e, quanto menos gordura, menor a quantidade. Anote os ingredientes (que você provavelmente já tem em casa) e veja o vídeo com o passo a passo.

Ingredientes

Leite semi-desnatado: 1 litro;
Vinagre de maçã: 6 colheres (sopa);
Sal: a gosto.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Coloque o leite em uma panela, com ou sem sal, e deixe levantar fervura;
  2. Assim que estiver fervendo, acrescente o vinagre aos poucos;
  3. Comece com 3 colheres e mexa, se não “partir” o leite, adicione mais uma;
  4. Vá fazendo isso até o soro ficar amarelo, e o leite talhado;
  5. Escorra em uma peneira, coloque em um pote com tampa e pronto!

Veja o passo a passo em vídeo, caso tenha ficado alguma dúvida.

Receita de cottage vegano

Para quem não ingere produtos de origem vegetal ou até mesmo para os intolerantes à lactose, tem essa versão vegana deliciosa. Para preparar, você vai precisar de limão, vinagre de arroz, água, missô, manjericão, orégano e tofu. Ele já sai temperadinho e pronto para aproveitar. Veja como fazer nesse vídeo super bem explicado.

Queijo cotagge temperado

Já preparou seu cottage em casa, mas quer dar uma diferenciada? Então aprenda como fazer uma versão temperadinha, perfeita para degustar da sua forma favorita. Ele pode ser usado como recheio, em pastas, entradas e muito mais. Veja como fazer e aproveite!

Sair da versão mobile