Menu

Queda de cabelo no outono: por que acontece e o que fazer?

Assim como todo o corpo, o cabelo também sente as mudanças do clima e se adapta a elas

Crédito: Freepik

Publicidade

Se você está sempre cuidando do seu cabelo e percebe quando ele muda de aspecto ou está caindo em maior quantidade, pode ter percebido um ligeiro aumento da queda com a chegada do outono. Isso acontece mesmo com cabelos saudáveis e tem uma explicação, embora não seja um padrão.

Por que o cabelo cai mais no outono?

O motivo é que o cabelo é bastante sensível às mudanças de temperatura e luminosidade. De acordo com Heloisa Olivan, bioquímica e cosmetologista, em entrevista ao R7, “A região possui receptores de luminosidade que estimulam a produção de melanina, uma das responsáveis por determinar o ritmo de crescimento e pigmentação dos fios”.

Sendo assim, nos dias com menos sol, o cabelo pode crescer mais devagar e, em algumas pessoas, a queda dos fios pode ser 10% maior do que o normal nos meses mais quentes e ensolarados do ano.

Além disso, estudos sugerem que o cabelo pode cair mais no outono porque existe um mecanismo de proteção do couro cabeludo que é ativado nessa época do ano marcada por fios mais ressecados e opacos, devido à redução da umidade do ar.

Publicidade

Como cuidar do cabelo para cair menos no outono?

Embora seja um processo natural, que não representa um problema de saúde e que é sazonal, você deve continuar tomando cuidados com seu cabelo nessa época do ano. Assim, o risco de aumentar a queda é menor, além de manter os fios mais saudáveis para suportarem as mudanças de temperatura.

  • Não reduza a frequência de lavagens semanais por causa do frio;
  • Lave o cabelo mais cedo para secar antes do anoitecer;
  • Mesmo sendo frio, lave o cabelo com água morna;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada para ter fios mais fortes;
  • Beba bastante água, mesmo não sentindo tanta sede como no verão;
  • Use protetor térmico antes de usar secador ou chapinha.
Sair da versão mobile