Aos 90 anos de idade, o senhor Walter Zoletti, de Santos (SP), ainda é um homem bastante ativo. Em dias normais ele costumava sair para jogar dominó e tranca com os amigos. Mas agora, em tempos de quarentena, ele precisou arrumar outra atividade para evitar o tédio sem poder sair de casa.
Foi então que o Sr. Walter decidiu retomar um hobby que havia descoberto há 7 anos: o artesanato de brinquedos com materiais recicláveis.
Quando um de seus netos nasceu, a filha pediu ao pai para criar um brinquedo que ficasse como lembrança e que a criança pudesse usar por alguns anos. A ideia do avô foi de criar uma churrasqueira em miniatura, que ficou linda, pois ele é caprichoso nos detalhes.
Agora, ele acessa vídeos na internet para se inspirar e criar novos brinquedos que vão ficar para a família.
“Assim foram surgindo os brinquedos. Comecei a acessar vídeos na internet para me inspirar e fui inventando algumas coisas. Eu sou muito ativo, gosto de sair de casa para jogar dominó e tranca com meus amigos. Como agora não estou podendo sair de casa por causa do coronavírus, esse se tornou um passatempo espetacular. Desde então, já fiz um avião, um carro e uma caminhonete”.
O Sr. Walter aproveita todo tipo de material que tem em casa para criar os brinquedos, como madeira, latinhas, garrafas e papelão.
Ele faz tudo com cuidado nos detalhes, inclusive fazendo as pinturas para que fique bem bonito e atrativo para as crianças. Sua esposa, Edda Zoletti, que também tem 90 anos, é uma grande incentivadora, junto das filhas e netas.
“Levei cerca de cinco dias para terminar o aviãozinho. Eu sou bem detalhista e gosto de pintar os brinquedos para dar um acabamento, aí aproveito para ir inventando alguns acessórios. Esse é um bom passatempo para aguentar ficar trancado em casa e me prevenir do coronavírus”.
Uma das netas do Sr. Walter conta que ele é bastante receptivo à internet e gosta mesmo de pesquisar por vídeos que possa usar como tutorial e inspiração. Ele já fazia alguns brinquedos por ano, mas agora a quarentena trouxe a oportunidade de aumentar essa produção, que está fazendo muito bem ao aposentado.
“Ele fica super orgulhoso do que está fazendo, está mais focado. A história dele mostra que os idosos podem aproveitar esse momento para retomar velhos hábitos. Meu avô tem feito mais artesanatos porque tem sido entediante ficar trancado em casa. Agora, ele já começou uma mesinha com cadeirinhas para dar para uma neta”.
Fonte: G1
Veja também: 16 Momentos solidários da quarentena para melhorar o seu dia