O café é amado pelos brasileiros, estando presente em quase todas as mesas. O país é produtor de um dos melhores grãos do mundo e quem o saboreia tem ainda mais motivos para comemorar: quanto mais café você toma, mais vai viver!
Entenda o estudo
Diversos pesquisadores, entre eles a PhD Erikka Lotfiels e a PhD Marilyn Cornelis, realizaram um estudo com 500 mil pessoas selecionadas a partir de um banco de dados de 9,2 milhões que foram convidadas pelo instituto UK Biobank, no Reino Unido.
As instituições financiadoras foram o Instituto Nacional do Câncer, Instituto Nacional de Saúde e a Escola de Medicina Feinberg, também do Reino Unido, tendo caráter investigativo e desvinculado de qualquer empresa.
A pesquisa ocorreu entre os anos de 2006 e 2016, com pessoas não grávidas e não fumantes, que consumiam entre 0 e 8 xícaras de café diariamente, calculando assim as taxas de risco e relação entre a quantidade de consumo de café e a taxa de mortalidade.
A idade dos participantes estava entre 38 e 73 anos, sendo a maioria (54%) mulheres. Um total de 78% dos pesquisados eram consumidores frequentes de café.
Resultados da pesquisa
Depois de 10 anos de acompanhamento, das 500 mil pessoas participantes, 14.225 faleceram. A partir daí, foi comprovado que o consumo de café é inversamente proporcional aos óbitos.
Ou seja, aqueles que tomavam mais café viviam mais tempo, independente do tipo de café, sendo estudados o instantâneo, moído e o descafeinado.
Um ponto importante da pesquisa foi relacionar a longevidade e o consumo de café em pessoas que tenham um escore genético do metabolismo alterado, ou seja, aqueles que processavam mais rápida ou lentamente o café. Também com eles foi verificada uma maior longevidade, comprovando que os benefícios do café para a saúde realmente são verdadeiros.
Outros hábitos que aumentam a longevidade
Apesar do resultado positivo da pesquisa, só tomar café não vai garantir uma maior longevidade, pois o corpo é um meio totalmente sistêmico.
Dessa forma, veja outros hábitos que podem ajudar a aumentar sua longevidade.
1. Alimentação rica em antioxidantes
A ação dos radicais livres nas células acaba fazendo com que elas se enfraqueçam e morram antes do tempo, causando o famoso envelhecimento precoce. Isso ocorre não somente na pele, causando rugas prematuramente, mas em todo o corpo, incluindo o cérebro.
Para manter uma boa saúde celular e aumentar a longevidade, inclua em sua refeição alguns superalimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina C, betacaroteno, licopeno, curcumina, flavanoides, retinol, tocoferois, cobre, selênio, zinco e muitos outros.
2. Atividade física
A atividade física é fundamental para deixar seu corpo funcionando corretamente, pois ela ajuda em diversos aspectos:
- Auxilia na circulação sanguínea;
- Fortalece a musculatura, proporcionando maior suporte e menor pressão sobre as articulações;
- Ajuda a eliminar toxinas do organismo;
- Acelera o metabolismo;
- Reduz as cargas de estresse.
Além de todos esses benefícios, ajuda a manter uma rotina saudável, com disciplina e regularidade.
3. Hidratação
Pode parecer óbvio, mas ainda tem muita gente que simplesmente esquece de beber água. Ela é fundamental para o funcionamento de todo o organismo, podendo prolongar a longevidade.
É ela quem compõe boa parte do seu corpo e quase todo o seu sangue, transportando os nutrientes entre as células. Ajuda também a limpar o organismo, participando do processo de eliminação das toxinas, seja através do sistema urinário ou do gastrointestinal.
Além disso, lubrifica as articulações, regula a temperatura do corpo e sua falta, por mais de 2 dias, pode levar à morte.
4. Evitar o consumo de “venenos”
Alguns itens comestíveis são verdadeiros venenos para o corpo, como a farinha e açúcar refinados, macarrão, gorduras sintéticas como a hidrogenada e a margarina, alguns óleos vegetais e outros. Obviamente, refrigerantes, doces processados pela indústria, embutidos, fast food e afins também vão intoxicar seu organismo e matar as células.
O vício do fumo e do álcool também são extremamente prejudiciais, causando o envelhecimento precoce, não somente da pele, mas de todo o corpo.
Por isso, para viver melhor e por mais tempo, procure ter uma alimentação mais natural, livre de vícios, com bastante atividade física e com a correta ingestão de água.
Tenha momentos de lazer, principalmente quando aparecerem os sinais de que está precisando de uma pausa e tente dormir ao menos 8 horas por dia.
Você está seguindo esses passos para uma maior longevidade? Reveja onde você precisa melhorar e comece agora mesmo!
Fonte: Jama Network