A maioria das pessoas já ouviu falar que o corpo humano tem mais de 50% de água. É verdade, e essa quantidade varia conforme a idade. Em média, até os 2 anos de idade, são 75% de água no corpo. Até os 15 anos essa proporção já reduziu para 65%, e pode chegar a 50% após os 60 anos, dependendo do organismo de cada pessoa.
A perda de água é constante, através do suor, da urina, das fezes, das mucosas em geral. Ao todo, mais de 2 litros de água são perdidos ao dia, e por isso é necessário fazer a reposição, já que o corpo usa água para absolutamente tudo. Sem água, o corpo morre em poucos dias, por isso é necessário tomar todos os dias.
Cálculo por peso e estilo de vida
Mas, a quantidade exata que se perde e que precisa repor, depende muito de como é a saúde e o estilo de vida de cada pessoa, então não existe um padrão. Veja como fazer o cálculo de acordo com o seu peso e a sua rotina para ter uma ideia mais aproximada de quanta água você deve tomar diariamente.
- Pessoa sedentária: PESO x 0,03
- Pessoa ativa/lactantes/está em locais com muita mudança de temperatura: PESO x 0,04
- Pessoa que pratica atividade física com frequência/mora em lugar quente e úmido/faz dieta rica em fibras ou com algumas restrições: PESO x 0,05
O resultado do cálculo será a quantidade de litros de água que você deve tomar ao dia, em média, pois ainda existem outras variantes a se considerar, como alguma doença que pode fazer o corpo precisar de mais água. Nesse caso, o médico fará o ajuste nesse resultado.
Dicas para tomar água no dia a dia
Nem todo mundo se lembra, sente necessidade ou gosta de tomar água o tempo todo. Porém, é necessário para a saúde e esse motivo é suficiente para adotar algumas estratégias e conseguir.
Deixe as garrafas com água já preparadas
De acordo com o resultado do cálculo, separe garrafas e já deixe-as cheias de água para o dia inteiro. Por exemplo, se o seu resultado deu para tomar 3 litros de água por dia, encha 2 garrafas de 1,5 litro ou 3 garrafas de 1 litro ou 6 garrafas de 500ml e já deixe na geladeira ou na sua mesa mesmo. Assim não dá preguiça de levantar para encher e você não se esquece de quanto já tomou.
Evite beber água antes ou depois das refeições
Minutos antes, durante ou minutos depois da refeição é melhor não beber nada. Claro, se a comida estiver seca, pode precisar. Mas, se você sente essa necessidade é um hábito que pode ser melhorado ou você já está com alguma desidratação. Prefira beber um ou dois copos uns 20 minutos antes de comer, e continue bebendo quando der uns 20 minutos após a refeição.
Tome água assim que abrir os olhos pela manhã
Antes de fazer qualquer outra coisa ao acordar, tome um copo de água. Você vai ajudar seu organismo a despertar e começar a trabalhar antes de receber a primeira refeição e de começar a gastar mais energia. Não precisa ser água morna e não deve ser água com limão, pois o limão vai passar uns 15 minutos jogando acidez no seu estômago antes de virar alcalino na sua corrente sanguínea. Isso pode resultar em uma úlcera ao longo dos meses.
Pare de beber água horas antes de dormir
Mais ou menos umas 3 horas antes de dormir, pare de comer e de beber água ou qualquer outra bebida. Seu corpo vai se acostumar com esse hábito e entrar em equilíbrio. Assim, você vai fazer xixi antes de se deitar e depois só pela manhã, sem ficar acordando para ir ao banheiro durante a noite. Se mesmo assim você acordar várias vezes para fazer xixi, pode ser um sinal de problema de saúde. Visite seu médico.
Cuidado com bebidas alcoólicas, alimentos pesados e muito temperados
A quantidade de água que o seu corpo vai pedir ao dia, pode variar de acordo com a sua alimentação. Se você beber muito álcool, seu corpo vai desidratar e precisar de mais água para se recuperar. O mesmo vale para alimentos muito pesados, como carne vermelha e feijoada, ou muito temperados. Evite esses consumos no dia a dia e, quando for comer esse tipo de coisa ou beber álcool, prepare-se para tomar mais água.