Quando a cama é usada apenas para os momentos de descanso, parece estar sempre limpinha. Se os pijamas são colocados só na hora de dormir e tirados ao se levantar, também parecem ficar limpinhos por semanas. Mas não se engane. A sua roupa de cama e os seus pijamas acumulam sujeira, e precisam ser trocados com frequência.
Quando trocar a roupa de cama?
De modo geral, é bom fazer a troca da roupa de cama uma vez por semana. Mas, isso vai depender de como a sua cama é usada. Por exemplo, se você passa mais horas do dia nela, trabalhando, comendo ou com as crianças, é melhor aumentar a frequência das trocas para cada 3 dias.
Lembre-se também que só deve se deitar na cama com as roupas limpas. Nunca use a cama vestindo as roupas que acabaram de chegar da rua, muito menos calçando sapatos, ou irá deixar seus lençóis com muito mais variedades de germes.
Na hora de lavar, se o tecido permitir, escolha usar água bem quente (60 graus ou mais) para ajudar a matar os germes. Mesmo se você não trouxer germes da rua para a cama, saiba que o próprio corpo humano libera de 30 a 40 mil células por dia através da escamação, e essas células estão acompanhadas de milhões de micróbios.
Quando trocar os pijamas?
Quanto aos pijamas, também é preciso considerar a forma de uso. A troca pode ser feita uma vez por semana, se você não tiver suado durante a noite (o bastante para sentir o corpo suado), e se os coloca só na hora de deitar, e tira assim que se levanta da cama.
Mas, se você sua muito enquanto dorme, ou se costuma ficar de pijamas em outros cômodos da casa, é melhor trocar de pijamas duas vezes por semana para evitar que os diferentes tipos de micro-organismos espalhados pela casa contaminem o seu corpo.
Outra dica é deixar os pijamas esticados sobre a cama assim que tirá-los para que o tecido ventile. Se quiser, pode até pendurá-los no varal para pegar um sol, mesmo que não seja o dia da troca.
Veja também: dicas caseiras para desinfetar panos de cozinha