O teste deu positivo, a barriguinha começou a dar sibais de querer aparecer, mas uma dúvida ronda a cabeça dos casais: será menino ou menina? A dúvida acompanha a humanidade e cálculos ou simpatias baseadas em lendas já tentaram dar a resposta ao mistério temporário.
A boa notícia para quem não consegue segurar a curiosidade é que a tecnologia já consegue responder de maneira precisa o sexo do bebê. Ainda assim, o estágio da gravidez é pode fazer com que o mistério demore a ser desvendado.
Os principais métodos para descobrir o sexo do bebê são:
- Ultrassom
- Exame de sexagem fetal
- Exames genéticos
- Exames de urina
Cada exame depende do estágio da gravidez. Até a oitava semana, o exame de sexagem fetal pode determinar o sexo do bebê. A partir da décima semana, a resposta já pode ser oferecida por um exame de urina vendido em algumas farmácias.
Quando a gestação está na 13ª semana, já é possível conhecer o sexo por meio de uma ultrassonografia. A partir dessa data, esse é o exame mais adequado para determinar o sexo da criança.
Conheça agora cada uma dos principais exames
Exames de farmácia
O teste da urina pode ser encontrado em uma farmácia. É prático, semelhante ao exame que determina a gravidez. Fica pronto em cerca de 10 minutos e acerta em 90% dos casos.
Quando se trata de gestação, 10% é uma margem grande de erro e esse exame pode não funcionar adequadamente se a gravidez for gemelar. O ponto negativo é o preço: alto.
Exames genéticos
São chamados de amniocentese e biósia do vilo corial. Esses exames são feitos em etapas diferentes da gestação e têm a característica de serem invasivos.
É aconselhável recorrer a um exame desses por uma necessidade que está acima da curiosidade de saber o sexo do bebê, como, por exemplo, conhecer o estado da criança e se tem algum risco genético.
O positivo é que a determinação do sexo é 100% confiável porque analisa o DNA do bebê.
Ultrassom
Dependendo da idade gestacional, a ultrassonografia permite saber com precisão o sexo do bebê. Por ser um exame de imagem, também ajuda a acompanhar o desenvolvimento da criança nos diferentes estágios da gestação. A vantagem é que é o mais acessível e difundido de todos os métodos.
Sabedoria popular
Quando a grana está curta, ou não quer recorrer aos métodos invasivos e ainda não está na idade gestacional que permite saber o sexo do bebê por ultrassonografia, há as simpatias. É uma brincadeira, mas há quem acredite que o formato da barriga indica o sexo. Se for pontuda, menino, redondinha, menina.
Tem quem acredite saber se o bebê é menino ou menina pelo ritmo dos batimentos cardíacos. Caso estejam acima dos 140 por minuto, a mãe dará à luz uma menina.
Além disso, uma infinidade de tabelas promete aplacar a curiosidade que só vai ser 100% aplacada à chegada do pequeno ou pequena.
Gostou da dica? Então partilhe!
Fonte: http://gravidez.online/quando-saber-sexo-bebe/