Menu

Quando os humanos começaram a domesticar gatos?

Vemos gatos por toda parte, e realmente compartilhamos o mesmo espaço com eles há tantos anos que é fácil vê-los como parte da família.

Imagem: Freepik

Publicidade

Os gatos são animais muito comuns em quase todo o mundo, tanto que nem nos perguntamos quando e como eles surgiram.

Mas, muitos de nós têm a curiosidade de saber quando eles foram domesticados e aprenderam a conviver com os humanos.

Quem pode nos dar uma resposta sobre isso, com base em seus estudos, é a geneticista felina Leslie A. Lyons, que também é professora de medicina comparada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.

Veja também: Estudo revela: gatos aliviam estresse de pessoas muito emocionais

Publicidade

Então, para falar da domesticação dos gatos, precisamos falar sobre quando os humanos começaram a estabelecer morada fixa e foram deixando de ser nômades caçadores-coletores para se tornarem agricultores (e ainda caçadores).

Isso aconteceu no Crescente Fértil, ou nas áreas do Oriente Médio ao redor dos rios Tigre e Eufrates, há cerca de 10.000 anos.

Nessa época, as primeiras plantações começaram a sofrer com o ataque de roedores, que acabavam com os cultivares e deixavam os humanos sem ter quase nada para colher e consumir.

Ao mesmo tempo, os agricultores observaram que os roedores tinham predadores: os gatos. Claro, naquela época os felinos tinham aparência e hábitos diferentes do que têm hoje em dia, e olha que existem diversas raças de gatos pelo mundo.

Publicidade

Mas, a questão é que foi a partir daí que os humanos começaram a domesticar os gatos, mesmo eles sendo animais selvagens que conseguem sobreviver por conta própria.

Ainda hoje vemos que os felinos têm uma capacidade de independência maior do que os cachorros, por exemplo, e a pesquisadora concorda:

“Na verdade, podemos nos referir aos gatos como semidomesticados porque, se os deixássemos soltos na natureza, eles provavelmente ainda caçariam vermes e seriam capazes de sobreviver e acasalar por conta própria devido a seus comportamentos naturais. Ao contrário dos cães e outros animais domesticados, não mudamos muito o comportamento dos gatos durante o processo de domesticação, então os gatos mais uma vez provam ser um animal especial”.

Publicidade

Mesmo gatos domésticos, que saem bem pouco na rua, preservam seus instintos de caça e procriação sem a intervenção humana.

E agora, sabemos também que os gatos de antigamente já tinham a capacidade de compartilhar o mesmo espaço com humanos sem considerá-los presas ou predadores.

Então, a relação entre felinos e humanos vem de longa data, e saber disso nos faz admirar ainda mais os nossos gatinhos pela sua inteligência, independência e, claro, sua fofura!

Publicidade
Sair da versão mobile