Todo eletrodoméstico tem um tempo de vida – muitas vezes planejado pela própria indústria. Consequentemente, suas peças apresentarão desgaste e o equipamento irá apresentar defeito. Nada divertido, mas certamente uma realidade para todo mundo. Daí nasce a seguinte dúvida: é melhor consertar ou comprar um novo? Veja quais são os pontos que você deve analisar para tomar a decisão correta.
1. Idade do equipamento
Um equipamento mais novo é sinônimo de economia de energia. Isso porque à medida em que a tecnologia evolui, também o consumo é reduzido. Além disso, é interessante analisar a vida útil do eletrodoméstico versus o valor investido, seja na compra ou no reparo. Se o reparo for alto e a vida útil curta, por exemplo, vale mais a pena comprar um novo.
2. Preço do conserto
Para valer a pena de fato, o conserto do equipamento danificado não pode passar de 30% do preço de compra de um novo. Se for mais do que isso, as chances de perder dinheiro lá na frente são grandes. Então, sempre observe esse ponto quando precisar mandar arrumar algum eletrodoméstico, principalmente de grande porte.
3. Marca e durabilidade
Não vale a pena trocar um produto conhecido e que vai durar mais tempo por um de uma marca menos confiável, cuja obsolescência programada seja curta. Vá em sites de opiniões e veja o que falam sobre ele e se realmente vale a pena arriscar.
4. Facilidade para achar peças
Por outro lado, por mais que sua máquina de lavar de 20 anos seja imbatível, pode ser muito complicado encontrar peças para ela. E se achar, pode não estar no melhor estado ou ser absurdamente cara. Então, avalie a facilidade de acesso a essas peças de reposição.
5. Condições no momento
Por mais que tudo faça sentido para comprar um equipamento novo, nem sempre as condições financeiras do momento permitem. Então, veja se vale a pena consertar agora e já começar a economizar para comprar um novo em breve. Assim, você evita dor de cabeça e pode garantir o uso do equipamento por mais algum tempo.
Veja também: por que os cachorros fazem xixi dentro de casa? 5 Possíveis motivos