Menu

Saiba quais recipientes podem ir ao micro-ondas

Ter cuidado ao usar seu forno micro-ondas garante uma comida mais gostosa e evita acidentes na cozinha

Crédito: Freepik

Publicidade

Mesmo que o micro-ondas já faça parte da rotina de grande parte das pessoas há anos, ainda tem gente com dúvida sobre os tipos de materiais que podem ser colocados dentro do aparelho. É preciso tomar cuidado, pois alguns materiais derretem, enquanto outros reagem com as micro-ondas, gerando faíscas e podendo causar um incêndio na sua cozinha. Então, veja quais recipientes podem ir ao micro-ondas com segurança.

Porcelana

Pratos, xícaras, potinhos e outro recipientes de porcelana podem ir ao micro-ondas sem medo, para aquecer alimentos (não é bom para cozinhar). Eles aquecem rápido, porém não mantêm o calor por muito tempo, caso queira deixar a comida no recipiente por mais tempo.

Vidro e cerâmica vitrificada

Esses materiais também são de uso seguro para micro-ondas. Eles ajudam a manter o calor por mais tempo. Tome cuidado na hora de tirá-los do aparelho, pois ficam bem quentes. Use um pano seco para segurar.

Lembre-se de uma diferença: os vidros refratários são ideais para cozinhar alimentos no micro-ondas. Já os vidros comuns (mais finos), são ideais apenas para aquecer alimentos.

Publicidade

Papel absorvente

O papel-toalha da sua cozinha pode ir ao micro-ondas, seja para envolver alimentos para cozimento (veja como cozinhar batata no micro-ondas), seja para cobrir recipientes e evitar que a comida respingue.

Plástico para micro-ondas

Nem todos os plásticos podem ir ao micro-ondas, pois derretem. Na hora de comprar, leia na embalagem do produto se ele é próprio para micro-ondas. Se não tiver essa indicação, não use dentro do aparelho.

O que não pode ir ao micro-ondas?

Nunca coloque papel-alumínio ou metais, como talheres, dentro do micro-ondas. Eles liberam faíscas e podem queimar o aparelho ou até iniciar um incêndio.

Não coloque também plástico-filme, pois pode derreter; nem isopor e plástico sem indicação para micro-ondas, pois esses materiais liberam substâncias químicas que podem ser cancerígenas.

Publicidade
Sair da versão mobile