Menu

Quais doenças mais matam antes dos 60 e como as evitar

Dentro do tempo de expectativa de vida e a idade para se aposentar, muitas coisas podem acontecer

Crédito: Freepik

Publicidade

Independente da idade, cuidar da saúde deve ser prioridade sempre. O problema é que, conforme os anos vão passando, parece que tudo dói e as doenças ficam mais comuns e frequentes. E é exatamente na melhor idade que não dá para descuidar desses sinais que o corpo dá, porque existem doenças que matam se ignoradas. Saiba quais são os problemas que mais causam morte de idosos no Brasil e viva muito mais.

Quais são as doenças que mais matam antes dos 60

Crédito: Freepik

A expectativa média de vida de um cidadão brasileiro atual é de 72 anos para os homens e 79 para as mulheres, segundo os dados do IBGE. Dentro do tempo de expectativa de vida e a idade para se aposentar, muitas coisas podem acontecer. Para que você possa se precaver contra as doenças que mais matam antes dos 60 anos e possa aproveitar a sua aposentadoria, se informe como cuidar da saúde e evitá-las.

Infarto e AVC

No Brasil, segundo o Perfil da Morbimortalidade, o segundo lugar da lista são as mortes por infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Essa é a causa de mais de 60 mil mortes por ano, ficando apenas atrás de acidentes de trânsito e causas externas. As vítimas do sexo masculino passam dos 40 mil e do sexo feminino são mais de 25 mil.

Para evitar essas duas doenças, faça exames rotineiros para controlar os níveis do diabetes, colesterol, triglicérides e também de sua pressão arterial. Mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos com regularidade. Essas e outras doenças cardiovasculares podem ser evitadas se essas precauções forem tomadas.

Publicidade

Câncer

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o câncer de mama, próstata e pele são os mais comuns no Brasil. O número de mortes ultrapassa os 50 mil por ano. No caso das mulheres, é mais comum que o diagnóstico de tumores sejam no pulmão, intestino, estômago ou mama. Já nos homens o mais comum é na próstata, além de ter em comum intestino, pulmão e estômago.

Para se prevenir contra a maior parte dos cânceres, evite ter uma vida sedentária, mantenha-se em uma dieta equilibrada, deixe de fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Estas são atitudes que podem evitar essa doença. Lembre-se também que quanto mais cedo o câncer é identificado, mais chances você tem de eliminá-lo, por isso, não deixe de fazer exames de rotina.

Pneumonia

As mortes por causa da pneumonia já chegaram aos 20 mil por ano. Essa é uma doença super perigosa que ataca o sistema respiratório. Normalmente, a causa dela é pela ação do vírus da gripe e outras doenças que prejudicam a imunidade. Para pessoas que tem menos de 60 anos, fumar e beber excessivamente junto com o vírus pode ser fatal.

Para evitar pegar uma pneumonia, além de manter hábitos saudáveis na alimentação e prática de exercícios, tome a vacina contra a gripe e higienize sempre as mãos. Tente evitar ao máximo o contato com pessoas gripadas e ambientes sem limpeza adequada, isso pode ajudar a proliferação dos germes em você e outros ao redor.

Publicidade
Sair da versão mobile