Infelizmente não podemos sempre confiar na qualidade da água que vem da rede. Se este for o caso na sua casa, a solução é utilizar alguma ferramenta extra para que a água fique segura para consumo. Se você não pode fazer um investimento alto, veja como fazer um purificador de água caseiro.
Essa dica para fazer purificador de água em casa é mais econômica do que ficar comprando água mineral ou usando gás para ferver a água toda vez antes de tomar e ainda ter que esperar esfriar. Veja o que vai precisar e faça o seu.
Como fazer um purificador de água passo a passo
Para fazer o seu purificador de água caseiro você vai precisar seguir o passo a passo abaixo:
Materiais
- Baldes de 20 litros (para armazenar alimentos, com tampa): 2 unidades;
- Torneira: 1 unidade;
- Componentes de filtragem: 1 conjunto;
- Furadeira com broca de 13 e 20 mm: 1 unidade;
- Fita veda-rosca.
Modo de fazer
1. Coloque os baldes um em cima do outro. Faça dois furos com 1,5 centímetros no fundo do balde superior, alinhando, cruzando o diâmetro do balde.
2. Faça a mesma coisa na tampa do balde de baixo, para que os furos de ambos fiquem alinhados.
3. Faça um furo na parte frontal e inferior do balde de baixo, onde vai ficar a torneira. Encaixe a torneira e faça uma vedação com fita veda-rosca em volta.
4. No no fundo do balde superior instale os componentes de filtragem. O bico do componente precisa ficar preso no furo do balde de cima, de modo de que praticamente todo o filtro fique dento do balde de baixo.
5. Faça uma vedação também nessa passagem dos furinhos entre um balde e outro.
6. Encha o balde de cima com água até perceber que ela está passando pelo filtro e indo para o balde de baixo, já limpa. Quanto mais água tiver, mais pressão vai fazer e mais água vai filtrar. No início pode demorar um pouco.
7. Depois é só usar o seu filtro e fazer uma limpeza interna para remoção dos resíduos conforme perceber que a filtragem fica mais lenta.
Qual a diferença entre filtro e purificador de água?
A diferença entre um filtro e um purificador é que o filtro apenas usa uma telinha ou uma vela para barrar as impurezas maiores que possam vir na rede ou do encanamento, como é o caso do filtro de barro.
Porém, ele é uma ótima opção quando você mora em uma cidade com bom saneamento básico, pois faz uma limpeza mais completa do que os demais tipos de filtro. Essa opção é mais barata, já que sua função é mais simples.
O purificador faz um serviço mais completo, pois mata e elimina bactérias da água e tira os sais e cloreto em excesso que pode ter sido colocado pelos profissionais da empresa de abastecimento de água. A desvantagem é que o purificador gasta energia.
Benefícios do purificador de água
Como você viu nas diferenças entre filtro e purificador de água, os benefícios da segunda opção são maiores, embora haja o custo adicional por conta da energia elétrica, o que não vai existir na sua versão caseira.
Mesmo assim, se você mora em uma região em que a água da rede não é da melhor qualidade, com certeza o purificador será um excelente investimento, deixando a água 100% própria para consumo, sem gosto de cloro e mais saudável.
Dica: Lave suas garrafas de água corretamente
Mesmo que você tenha um purificador de água em casa e goste de colocar a água em garrafas pet na geladeira, precisa manter essas garrafas bem higienizadas para que a água continue boa para beber. Veja como limpar garrafas de água corretamente e evitar doenças.