Você já se perguntou como fica o pulmão de um portador do covid-19? Tire sua dúvida aqui e aproveite para ver outras informações interessantes sobre o coronavírus. Informação é sempre a melhor forma de prevenir maiores danos.
Veja também: a melhor lista dos filmes para ver na quarentena
Como é o pulmão de um portador do covid-19
Se tem uma parte do corpo que pode sofrer muito com a contaminação pelo coronavírus, essa é o pulmão. Você certamente já ouviu diversos casos de pessoas doentes pelo vírus que acabaram desenvolvendo pneumonia ou bronquite. Mas você já viu o estrago que ele faz em imagens? Veja o que esses exames mostram.
Através de radiografias pode ser mais difícil diagnosticar os danos no pulmão de um portador do covid-19. Porém, as tomografias mostram claramente os estragos feitos, como essas realizadas por uma equipe médica responsável pelo estudo que analisou pacientes de Wuhan, na China.
As imagens mostram claramente — para especialistas — a evolução da pneumonia. Por isso, os pesquisadores concluíram que o raio-x de tórax não é o exame ideal para diagnóstico da nova doença, mas sim a tomografia computadorizada. Esse último deve ser usado em caso de dúvidas na hora do diagnóstico correto do covid-19, se o médico achar necessário.
Como evitar o coronavírus
Evitar o coronavírus é uma tarefa para ser feita em comunidade, pois mesmo que uma pessoa tome todo o cuidado, não consegue evitar uma pandemia sozinha. Assim, cada um tem papel fundamental para assegurar a sua saúde e conscientizar quem ainda não entendeu a importância das medidas preventivas.
Para evitar a contaminação, é fundamental que se procure sair de casa o minimamente necessário, sempre lavando muito bem as mãos ao chegar. Passe álcool nas maçanetas, controles, interruptores e locais onde muitas pessoas tocam. E o mais importante: não toque os olhos, nariz ou boca, mesmo com as mãos lavadas. Se perceber qualquer sintoma, procure imediatamente ajuda médica pelo Disque Saúde no número 136.