Em uma recente meta-análise de 21 estudos, publicada no Journal of Sports Science & Medicine, o treinamento de pular corda foi relacionado a resultados mais rápidos do que a corrida.
Isso porque, quando uma pessoa está saltando, seu pé atinge o solo por períodos mais curtos de tempo do que durante uma corrida.
Com o movimento rápido do salto, seus músculos e tendões precisam se contrair e recuar mais rápido, ao mesmo tempo em que precisam exercer a mesma quantidade de força em um período de tempo mais curto. Isso aumenta o poder do exercício.
Praticar hoje para evitar quedas na velhice
Outro importante benefício de pular corda periodicamente é preservar os músculos de contração rápida, tão usados nesse exercício. Esses músculos são os que se perdem primeiro, conforme o corpo envelhece. É por isso que as pessoas idosas estão sujeitas a quedas. Pular corda mantém as pernas mais fortes por muito mais tempo.
Pular corda também fortalece os ossos
Quando os ossos são expostos a tensões repetidas, como acontece quando se pula corda, isso os estimula a crescerem mais fortes, pois o tecido dos ossos é dinâmico, ou seja, vive um ciclo constante de construção e degradação que pode ser estimulado, de acordo com as atividades que a pessoa pratica.
A pesquisa mostrou que os exercícios que envolvem saltos aumentam a força óssea e a força explosiva, ao mesmo tempo que estabilizam articulações.
Aproveite e veja: Pular corda emagrece? Surpreenda-se com os benefícios!
Como começar a pular corda?
Se você é uma pessoa sedentária, primeiro consulte seu médico para fazer exames e saber quais exercícios pode começar a praticar de forma segura.
Vá a uma loja e compre um par de tênis para corrida e uma corda ajustável à sua altura. É disso que você precisa para começar a praticar.
E, claro, antes de começar seu exercício de pular corda, lembre-se de fazer um alongamento completo e manter sua garrafa de água por perto. Alongue-se também depois de terminar o exercício.
Pular corda requer força e coordenação da parte inferior do corpo. Mas, com paciência e prática diária, você vai desenvolver essa habilidade, com certeza.
Para os iniciantes, a dica é trabalhar até 10 minutos de salto contínuo por dia. Se preferir, divida em duas vezes de 5 minutos cada ou até três vezes de 3 minutos cada.
É mais importante que você consiga pular um pouco por dia, e aumentando gradualmente, do que ir além do seu limite e se machucar ou perder a vontade porque não conseguiu atingir seu objetivo.
Aproveite e veja: 15 melhores exercícios para queimar calorias
Artigo com informações de O Globo