Menu

Como fazer pudim com ou sem furinho? Aprenda as duas formas

Os segredos são bem simples e você nunca mais vai errar na hora de fazer seu pudim.

Crédito: Wikimedia

Publicidade

Se tem uma sobremesa clássica que todo mundo conhece é o pudim, em especial o pudim de leite. Mas tem algumas versões que ficam aeradas, com furinhos pelo meio, e outras bem lisinhas e inteiras. Você sabia que quando tem furinhos, não é sem querer? É possível escolher fazer pudim com ou sem furinho e você vai saber agora como.

Segredos do pudim com furinho

Crédito: Pixabay

Independentemente da receita de pudim que você use, o segredo está no modo de preparo. Para fazer um pudim com furinhos você precisa misturar muito bem todos os ingredientes no liquidificador para que formem várias bolhas. Esse ar que fica entre os ingredientes é que vai ajudar a formar os desejados furinhos.

Depois de ter feito isso, a outra dica para que os furinhos se formem é assar o pudim a 200 ou 220 °C, pois quando mais alta for a temperatura, o pudim vai ferver e os ovos vão coagular mais rápido na massa. Dessa forma eles vão deixar os furinhos. Também é importante assar o pudim em banho-maria já com a água quente antes de ir ao forno.

Como fazer pudim sem furinho?

Crédito: Pixabay

Agora, se você prefere um pudim bem lisinho, as dicas são o oposto das anteriores. Na hora de misturar os ingredientes, faça isso com delicadeza, de preferência à mão, mexendo até formar uma massa bem lisa. Evite ficar modificando muito a posição e a direção da espátula para que não entre ar no meio da massa.

Publicidade

Depois, na hora de assar, o fogo baixo é quem manda para resultar em um pudim sem furinhos. Assim as gemas não vão coagular, e o resultado será de um pudim mais liso. Por fim, se fizer em banho-maria, coloque água fria antes de levar ao forno para que ela vá aquecendo aos poucos.

Agora que você já conhece os macetes de fazer pudim com ou sem furinho, confira as dicas gerais.

Dicas úteis para fazer o pudim perfeito

Tudo bem que cada um tem um gosto e por isso o que é um pudim perfeito para uns, pode não ser para outros. Mas de modo geral o pudim ideal tem uma boa consistência e não e enjoativo. Então, veja essas dicas de como chegar a esse resultado todas as vezes que fizer pudim.

1. Pudim inteiro

O que todo mundo concorda é que um bom pudim saia inteiro da forma, pois a aparência do pudim quebrado já faz perder um pouco o apetite, ainda mais se for servir para convidados.

Publicidade

O truque para não falhar nessa hora é que espere o pudim ficar totalmente frio, depois aqueça o fundo da forma em banho-maria ou direto na chama do fogão. Assim a calda vai amolecer e o pudim vai se soltar inteiro, com facilidade.

2. Fava de baunilha

Se no seu pudim não pode faltar baunilha, uma dica especial para deixar esse sabor mais apurado e substituir a essência pela fava fresca. Você deverá aquecer o leite com as favas, deixar descansar por meia hora, coar e usar.

3. Evitar calda amarga

Até mesmo na hora de fazer a calda de açúcar tem segredo para que ela não queime nem amargue. O modo comum é colocar o açúcar direto na forma do pudim e levar na chama do fogão para ele derreter. Então assim que ele começar a amarelar você deve tirar do fogo e deixar que o calor da forma termine o processo.

Publicidade

4. Banho-maria sempre

Nas duas dicas de fazer pudim com ou sem furinho foi falado do cozimento em banho-maria. Ele realmente é importante para que você faça um pudim perfeito, do jeito que for. Então não dispense o banho-maria. Só precisa escolher se a água vai para o forno quente ou fria.

5. Sem crostas

Seja pudim com ou sem furinho, algumas receitas formam uma crosta mais durinha ao redor e nem todo mundo gosta. O truque para evitá-la é cobrir a forma com papel alumínio na hora de assar, sem deixar encostar na massa.

Para dar água na boca e correr para a cozinha fazer um pudim, veja no vídeo abaixo uma receita bem simples de pudim com furinho que fica pronta em vinte minutos:

Publicidade

Você também pode gostar: como desenformar pudim sem correr o risco de quebrar

Leave a Reply

Sair da versão mobile