Menu

5 Publicações que você não deveria estar fazendo sobre seus filhos na internet

Não é porque é o seu filho que você tem o direito de constrangê-lo publicamente ou mesmo colocar a segurança dele em risco, ainda que sem intenção

Crédito: Freepik

Publicidade

Pode ser irresistível compartilhar os momentos fofos e as conquistas dos seus filhos nas redes sociais. Mas, ao mesmo tempo, pode ser perigoso. Além disso, você pode estar colocando seu filho em sua situação embaraçosa ou de humilhação que ele só vai perceber quando tiver mais idade. Mesmo assim, é um desrespeito ao direito à intimidade que pode trazer conflitos entre vocês. Então, pense bem antes de expor seus filhos na internet. Veja quais tipos de publicações deve evitar.

1. Fotos seminuas

É bem comum publicar fotos ou vídeos em que os bebês e crianças pequenas aparecem seminus. Mas os pais devem evitar mostrar o bebê ou a criança completamente nua, aparecendo os genitais, principalmente por uma questão de segurança.

O mercado da pedofilia é muito perigoso e pode estar mais perto do que se imagina. Você, certamente, não quer descobrir que uma foto do seu filho nu está sendo divulgada em um site criminoso desse tipo.

Além do mais, quando ficar mais velho e entender o que é estar nu em público, seu filho pode se sentir constrangido. Você só enxerga seu bebê fofo na foto ou no vídeo, mas deve levar em consideração a visão do seu filho também, pois é a imagem dele que está sendo mostrada.

Publicidade

2. Momentos constrangedores

Alguns momentos embaraçosos com crianças são bem engraçados, mas também podem ser humilhantes e causar grande constrangimento para elas mais tarde, já que vão ficar lá, expostos, por anos. A internet não precisa ver esses momentos do seu filho, a menos que ele tenha idade para dar o consentimento. Coloque-se no lugar dele, tenha empatia e respeite-o como você gostaria de ser respeitado.

3. Momentos de fragilidade e doença

Além dos momentos constrangedores, não é legal mostrar fotos e vídeos do seu filho em um momento de fragilidade, quando ele está doente ou passando por uma situação de conflito. Assim como você não gostaria que publicassem na internet um vídeo de você tendo um ataque de raiva ou uma foto do seu rosto doente, não deve fazer isso com seu filho.

4. Imagens e vídeos com outras crianças

Você não tem o direito de publicar fotos e vídeos em que aparecem outras crianças, sem o consentimento dos pais delas. Aliás, isso vale para os adultos também, mas especialmente para as crianças, justamente devido aos perigos que a internet oferece à segurança das pessoas. Você pode achar besteira, mas o direito à privacidade deve ser respeitado.

5. Fotos e vídeos com informações pessoais

Endereço, como é o interior da casa, uniforme escolar, em frente à escola, placa do carro, tudo isso são informações que os pais podem mostrar em fotos e vídeos e acabar dando material para sequestros e outros tipos de crimes. Você nunca pensa que vai acontecer na sua família, mas não custa nada prevenir.

Publicidade

É melhor apagar o que já foi publicado?

Avalie com cuidado as publicações que você já fez do seu filho e olhe para elas pensando em como seu filho poderá se sentir ao vê-las no futuro. Pense se fosse com você e tenha o bom senso de remover o que puder causar algum constrangimento ou risco à segurança da sua família. Esse cuidado é muito mais valioso do que os comentários e curtidas dos outros na publicação.

Sair da versão mobile