À dor que surge na região baixa do abdômen e virilha é dado o nome de pubalgia. O nome se refere à região pubiana, já que se trata de uma inflamação na região da sínfise púbica, que é o local onde os dois ossos do quadril se encontram na parte da frente.
O que causa a pubalgia?
Essa dor costuma acontecer mais em atletas de certas modalidades e pessoas que praticam atividade física regularmente.
Por exemplo, é comum em jogadores de futebol, porque necessitam de muita força para chutar a bola com a parte interna do pé. Também é comum em atletas de corrida, que mudam de direção rapidamente durante um percurso.
Quando ocorre esse esforço excessivo na região da sínfise púbica, significa que os músculos dessa região precisam ser mais trabalhados, pois estão fracos.
Nem sempre se nota nas atividades do dia a dia, mas a pubalgia é um sinal de alerta para ir ao médico, fazer exames e iniciar o tratamento.
Alívio imediato para dor no nervo ciático: remédios e exercícios
Sintomas
O primeiro sintoma que surge é a dor na região inferior do abdômen ou na virilha, bem no local onde os dois ossos do quadril se juntam.
Mas, também podem surgir outros sintomas, como dor na região lombar (no fundo das costas), sensação de queimação na região da virilha, dor que piora ao ficar num só pé e diminuição dos movimentos do quadril.
Aproveite e veja: Melhores exercícios para aumentar o quadril
Diagnóstico e tratamento
Geralmente é possível diagnosticar a pubalgia apenas com exames físicos, pois podem não aparecer quaisquer alterações em exames de imagem.
O médico ortopedista realiza a palpação da região e faz testes como o alongamento dos adutores na lateral da coxa e a resistência ao movimento dos adutores na parte interna da coxa.
O tratamento consiste em repouso e aplicação de compressas geladas na virilha, durante 7 a 10 dias.
Para aliviar a dor nos primeiros dias, enquanto o tratamento não faz efeito, o médico pode receitar medicamento anti-inflamatório para aliviar a dor e o inchaço.
Depois de duas semanas, ou conforme o médico recomendar, pode ser iniciada a fisioterapia. Se esse tratamento não der resultado, o médico poderá recomendar uma cirurgia para fortalecer os músculos da região afetada.
Veja também: Hidroterapia: conheça os benefícios e indicações desse tratamento
Artigo com informações de Tua Saúde