Pterígio carne crescida no olho
Crédito: Freepik

Pterígio: causas e tratamentos da “carne crescida nos olhos”

Essa condição pode ser evitada quando você cuida bem da sua visão, evitando a exposição a agentes irritantes aos olhos

Publicidade

O pterígio, também chamado de “carne crescida nos olhos”, é quando uma membrana cresce na parte branca do olho e vai avançando em direção à córnea, podendo atingir a pupila. Essa membrana é esbranquiçada e acompanhada de pequenos vasos sanguíneos.

Na maioria das vezes, o pterígio progride lentamente e pode passar algum tempo sem evoluir, mas voltar a crescer a qualquer momento. Se torna um problema quando a membrana começa a cobrir o campo visual e afetar a visão.

Causas do pterígio

o que é a carne crescida nos olhos
Crédito: Médicos de olhos

O pterígio pode acontecer como uma resposta orgânica do olho a algum processo de irritação crônica, como exposição excessiva dos olhos ao sol, ao vento, à poeira, ao pólen, à fumaça e a produtos químicos. Também é uma predisposição em pessoas com olhos claros.

Pterígio é sinal de alguma doença grave?

Ter pterígio não é, necessariamente, sinal de estar com alguma doença, simples ou grave. Como mencionado no tópico anterior, pode ocorrer só pelo excesso de exposição a agentes que agridem e ressecam os olhos por tempo prolongado.

Publicidade

Sintomas

A pessoa com pterígio percebe o crescimento da membrana principalmente por conta dos vasinhos de sangue que são puxados junto com ela em direção ao centro do olho. Mas, além disso, é comum sentir incômodo, como coceira, ardência e sensação de areia nos olhos, além de poder gerar alguma inflamação e vermelhidão.

Precisa tratar?

Se a pessoa tiver apenas a mudança estética, mas não sentir qualquer incômodo, e perceber que o crescimento da membrana está bem lento, não há necessidade de tratamento. Mesmo assim é importante consultar um oftalmologista para que o médico avalie a gravidade do pterígio e acompanhe sua evolução em consultas periódicas.

Já se outros incômodos surgirem, além da mudança estética, é necessário fazer tratamento. Se a membrana ainda não estiver atrapalhando ou muito perto do campo de visão, é possível tratar com medicamento para aliviar os sintomas. Se estiver atrapalhando ou perto de atrapalhar a visão é recomendado operar para prevenir a cegueira.

Como é a cirurgia?

Na cirurgia, o médico aplica uma anestesia local no cantinho do olho, que pode ser com agulha ou na forma de colírio, só pingando. O paciente fica acordado, mas não sente dor e nem consegue ver os instrumentos médicos tocando seu olho, pois fica olhando para uma luz branca forte que dilata a pupila e só consegue ver vultos. Se você não tiver aflição de ver instrumentos tocando o olho, pode assistir ao procedimento no vídeo abaixo:

Publicidade

YouTube video player

Prevenção

Com base nas principais causas do pterígio, a melhor forma de prevenir é mantendo os olhos protegidos com óculos de sol de boa qualidade, sempre que sair à rua, mesmo quando o dia estiver nublado.

Também é muito importante usar óculos de proteção adequados quando for mexer com qualquer substância química, além de usar colírio lubrificante se estiver exposto a ambientes com ar-condicionado ou baixa umidade do ar.

Consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para verificar a saúde ocular é outra forma de prevenção, pois o médico poderá detectar o pterígio logo no início, mesmo antes de o paciente perceber, e assim o tratamento poderá ser feito antes que a membrana evolua.

Publicidade

Veja também: Doenças que manifestam sintomas nos olhos

PODE GOSTAR TAMBÉM