Menu

Psyllium: o que é, benefícios e como usar

Essa planta tem uma propriedade especial ótima para quem quer eliminar o inchaço abdominal

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Se você está por dentro dos diferentes tipos de dietas saudáveis que estão em alta, já deve ter ouvido falar do psyllium, que é uma fibra solúvel extraída da casca da semente de uma erva chamada Plantago ovata, originária da Ásia. Essa fibra, quando é misturada com líquido, infla até 20 vezes o seu tamanho e forma uma pasta muito utilizada para fazer uma limpeza nas paredes do intestino.

Para que serve o psyllium?

Crédito: Berkeley University

Como você viu, a principal propriedade da fibra psyllium é limpar o intestino do excesso de toxinas. Ela faz isso com um leve efeito laxante que carrega para fora o que está impedindo o intestino de funcionar perfeitamente, como metais pesados e alimentos mal processados. Nesse sentido, veja para o que essa fibra serve.

Prevenção ou tratamento de prisão de ventre

A prisão de ventre pode ocorrer por diversos fatores, mas em boa parte das vezes está relacionada a uma alimentação deficiente, em especial com falta de fibras e água. Nesse caso, fazer o uso das fibras hidratadas vai lubrificar o intestino, facilitando a digestão dos alimentos, a formação do bolo fecal e a eliminação do excesso de gases.

Fortalecimento do sistema imunológico

Para ter um sistema imunológico forte e resistente, o intestino precisa estar saudável. É esse órgão que digere os alimentos, separando o que será aproveitado e o que será eliminado do corpo. Logo, se esse trabalho estiver deficiente, o corpo começa a enfraquecer e apresentar problemas inflamatórios que o sistema imune não tem força para curar.

Publicidade

Ajuda a emagrecer

Ao eliminar os problemas de prisão de ventre e regular o intestino, todo o corpo volta a entrar em equilíbrio. As inflamações e infecções são espaço a uma boa saúde, com os sistemas funcionando bem e, como consequência, facilitando o processo de emagrecimento. Só tenha atenção na quantidade consumida, para não acabar sentindo o efeito contrário.

Controla a glicose no sangue

Quando se ingere muitos açúcares ou carboidratos simples, os níveis de glicose sobem rapidamente no sangue, pois é no que esses alimentos se transformam ao serem digeridos. Se combinados com uma porção de fibras de digestão lenta, elas vão ajudar a fazer os carboidratos serem absorvidos gradualmente, evitando os picos de glicose e de insulina.

Previne doenças cardiovasculares

Ter uma alimentação rica em fibras é essencial para proteger o organismo do excesso de gorduras e açúcares. Então, essa fibra solúvel poderosa deve estar presente na dieta para prevenir doenças como colesterol alto, pressão alta, aterosclerose e do coração.

Como usar?

O psyllium é encontrado em forma de farelo ou pó desidratados, então deve ser misturado a líquidos, como água ou bebida vegetal, para serem usados em receitas.

Publicidade

Você pode adicionar essa fibra nas bebidas, deixando ela hidratar antes de beber. Também pode enriquecer o mingau de aveia, os pães, bolos, biscoitos, tortas e substituir as claras em receitas veganas, pois ao ser hidratada, essa fibra forma um gel, assim como acontece com a chia.

Dose diária recomendada

Cada pessoa necessita de uma dose específica de cada nutriente. De modo geral, a quantidade diária de fibras para os homens é de 30 gramas e, para as mulheres, 25 gramas.

Ao consumir uma colher de sopa de psylluim, irá ingerir 5 gramas de fibras, contribuindo com uma boa quantidade do total. O restante deve ser consumido em outros alimentos ao longo do dia, como as frutas, legumes, leguminosas e verduras.

Publicidade

Aos poucos, e conforme as orientações do nutricionista, essa quantidade de 5 gramas pode aumentar, ao mesmo tempo em que se equilibra com outros tipos de fibras para que não consuma em excesso e tenha efeitos colaterais.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do consumo de psyllium estão relacionados com a sua propriedade laxante. Ou seja, se consumir para acabar com a prisão de ventre poderá sentir cólicas e ter gases.

Precisa ter o cuidado de não consumir em excesso e acabar com uma diarreia forte ou até mesmo com o efeito contrário, a prisão de ventre, por ter acumulado muita fibra no intestino.

Publicidade

Tenha o cuidado de evitar essa fibra ou consumir em uma pequena quantidade, se estiver fazendo uso de medicamentos. Por ter efeito laxante, ela pode estimular a evacuação antes de o seu medicamento ter sido ativado no intestino. Se estiver se medicando, fale com seu médico sobre o que deve evitar comer.

Preço e onde comprar

Você encontra o psyllium nas lojas de produtos naturais, lojas online, farmácias que vendes alimentos saudáveis e hipermercados, na área dos produtos naturais. É mais comum encontrar essa fibra em farelo, em pó e em cápsula.

Os preços vão variar muito de acordo com a quantidade que comprar. As cápsulas ficam em torno de R$ 15 para uma caixa com 60 unidades e o preço do quilo do farelo ou do pó a granel fica em média R$ 10. Esses preços variam muito conforme a região também, então pequise nas lojas mais próximas de você para ter noção da média de preços.

Publicidade

Aproveite para fazer um bolo super saudável:

Leave a Reply

Sair da versão mobile