Usar protetor solar é um cuidado recomendado por todos os dermatologistas e outros profissionais que cuidam da saúde e estética da pele. Já estamos acostumados com esse produto, mas nem todo mundo sabe qual tipo escolher, nem como usar do jeito certo. Então, é isso que vamos ver agora.
Por que é tão importante usar filtro solar?
Quando você usa filtro solar corretamente, consegue prevenir queimaduras de sol e preservar a pele sem que haja envelhecimento precoce, por excesso de exposição solar.
Também se protege contra o câncer de pele, especialmente o tipo não-melanoma que, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, é o tipo de câncer mais incidente na população brasileira.
O filtro solar é especialmente importante para pessoas de pele sensível, como bebês, crianças, idosos e pessoas com a pele muito clara. Mas, ele é importante para todos.
Basta ficar algumas horas embaixo de sol quente sem usar protetor para ver o resultado desastroso. E a longo prazo ele também está agindo, mas você só vai perceber daqui a algumas décadas.
Como o mau humor afeta a saúde da pele e do cabelo?
Tipos de protetor solar e como escolher
Você deve saber que o protetor solar é classificado de acordo com o Fator de Proteção Solar – o que conhecemos por FPS.
Existe também a classificação de proteção para os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB). Observe isso no rótulo do produto quando for comprar. A proteção UVB é contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA atua contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Aprenda a fazer um autoexame para detectar câncer de pele
Existem outros tipos de protetores, de acordo com sua finalidade, que pode ser para pele do corpo, do rosto, lábios, em creme, spray e outros. Mas, a questão principal é escolher o FPS certo para cada tipo de pele.
FPS 50
Para adultos com peles claras e sensíveis, e para crianças. A pele que precisa desse tipo tem sardas no rosto, queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, apenas avermelhada.
FPS 30
Para adultos com peles morenas-claras e cabelo castanho-escuro ou preto. Esse tipo de pele se queima, porém, também se bronzeia.
FPS 20
Para adultos com pele negra, que raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível.
Como aplicar protetor solar do jeito certo?
Não basta passar mais ou menos o protetor solar de manhã cedo e não reaplicar. Tão importante quanto escolher o FPS adequado, é saber como usar o produto para ele fazer efeito.
Passe o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar. Na hora de aplicar, passe o protetor por todo o corpo de maneira uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas.
Repasse o protetor solar a cada 2 horas, mesmo que não tenha molhado a pele.
Além do protetor comum, lembre-se de usar protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto.
Veja também: A água salgada do mar influencia no bronzeamento?