Menu

Jovem se tornou protetor de animais aos 13 anos e agora deseja montar um abrigo

Mesmo com muitas dificuldades para manter os animais, ele nunca desistiu e está cada vez mais perto de alcançar seu objetivo

Crédito: Instagram @esdras_protetor

Publicidade

O jovem Esdras Andrade, de 23 anos, começou a ter uma relação mias próxima com os animais quando fez um curso de adestramento de cães, aos 13 anos de idade. Seu primeiro resgate foi nessa mesma época, quando ele viu uma cadelinha atropelada na rua. Ao chegar perto do animal, viu que ainda estava vivo, então resolveu ajudar. A partir daquele momento, Esdras assumiu uma missão com a qual é dedicado até hoje, 10 anos depois.

Crédito: Instagram @esdras_protetor

Atualmente, os animais resgatados pelo jovem são levados para um local alugado onde já vivem mais de 100 cães e gatos. Esdras transformou essa paixão em um projeto que se chama Projeto Abrigo Escola, localizado em São José dos Campos/SP.

Mas todo mundo sabe que os custos para manter um abrigo de animais são altos. É preciso arcar com o aluguel do espaço, limpeza, caminhas, ração, remédios, tratamentos veterinários e afins.

Mesmo assim, Esdras segue na luta para ajudar os animais. Até agora, em uma parceria com a nutricionista Lara Nesteruk, já foram arrecadados R$ 140 mil para a construção de uma nova sede. Mas, falta ter o terreno adequado.

Publicidade

Para ajudar Esdras a comprar um terreno maior para abrigar mais animais e sair do aluguel, a equipe do Razões Para Acreditar criou uma vaquinha on-line no Voaa, e você pode contribuir, se puder.

O anjo da guarda dos animais

Crédito: Instagram @esdras_protetor

Esdras nunca deixou de enfrentar dificuldades financeiras para ajudar os cães e gatos que ele encontrava nas ruas. Mas nunca os deixou na mão. No começo, ele prestava serviço de adestramento, já que tinha feito o curso, para usar o dinheiro no tratamento dos animais resgatados. Mas era difícil vender, pois as pessoas não confiavam em um adolescente.

Um dia o garoto encontrou um cão que estava com a boca sangrando e começou a percorrer as clínicas veterinárias da região para ver se conseguia tratamento em troca de adestramento, mas não funcionou.

Então, ele fez fotos do cão e colocou em grupos Facebook, explicando a situação. Logo, um homem entrou em contato e disse que pagaria pelo tratamento. Além desse homem, outras pessoas começaram a fazer pequenas doações.

Publicidade

Foi nesse momento que Esdras teve a ideia de criar um grupo no WhatsApp para reunir pessoas interessadas em apadrinhar os animais resgatados. Nascia, ali, o Projeto Abrigo Escola.

Cada vez mais amor pelos resgates

Crédito: Instagram @esdras_protetor

Com o grupo de WhatsApp em funcionamento, vários animais foram resgatados e tratados, e nove deles foram adotados por Esdras. Os animais ficavam no quintal da casa que o jovem dividia com mais quatro pessoas.

Um dia, alguém deixou o portão aberto e os cães fugiram, mas por sorte Esdras conseguiu trazê-los de volta. Porém, aquele acontecimento fez com que ele começasse a buscar por um local exclusivo para abrigar os animais.

Publicidade

Por meio de uma campanha de financiamento coletivo, Esdras conseguiu dinheiro para alugar uma chácara, onde abrigou 25 animais. Mas a alegria (e o dinheiro) durou pouco. Depois de 3 meses, ele não conseguiu mais pagar o aluguel e teve que sair da chácara, deixando os animais na casa de amigos.

“Tive que voltar com todos eles. Essa época foi muito difícil. Lá no fundo, eu sabia que [o abrigo] poderia dar certo um dia. Mas muitas pessoas desacreditavam. Eu tive que fazer uma nova campanha.”

Determinado, o jovem seguiu com seu objetivo. Alugou um outro espaço que é onde está atualmente o Projeto Abrigo Escola, com mais de 100 cães e gatos resgatados. Agora, a luta é para conseguir o valor necessário para comprar um terreno e construir uma infraestrutura adequada, sem se preocupar mais com aluguel e firmar uma sede para o Projeto de uma vez por todas.

Publicidade

Por isso, fica aqui mais um convite para você contribuir com a vaquinha e ajudar todos esses animais a terem um lar.

Sair da versão mobile