Quem mora nas regiões mais quentes, com certeza vai ter mais sucesso se cultivar plantas que se adaptam bem a altas temperaturas. Mas, nem por isso precisa deixar de lado as plantas de climas mais amenos que acha lindas. Nesse caso é importante tomar alguns cuidados extras quando o clima estiver mais quente, para garantir que elas continuem saudáveis e felizes, e proteger as plantas do calor.
Como proteger as plantas do calor
1. Regas mais frequentes
Muitas plantas, principalmente as de sol pleno e que ficam no jardim, passam a precisar de mais água nos meses mais quentes do ano. Claro, se a planta estiver lá fora e for mês de chuva, a natureza se encarrega de regar. Mas, fique de olho para não deixar sua planta passar sede. Algumas podem precisar de regas diárias, outras de duas ou três regas por semana. Verifique o substrato antes de regar, colocando a mão e sentindo se já está seco na superfície.
2. Regas nos horários certos
Quando o clima esquenta, passando dos 25-30 graus, as plantas começam a precisar de regas mais frequentes, pois a água se evapora mais rápido do solo. Além de ficar de olho nisso, também é importante escolher o momento certo para regar, que é no começo da manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais ameno. Se regar nos horários de sol mais forte, a absorção da água pelas raízes será menor.
3. Colocar as plantas na sombra
Se você tem plantas de meia sombra em vasos, lembre-se de colocá-las na sombra quando o sol estiver mais forte, que é das 10h às 16h. Elas podem pegar o sol mais fraco do dia, apenas. O sol muito forte pode queimá-las e prejudicar seu desenvolvimento, pois faz evaporar a água da terra e resseca as plantas.
4. Cobertura no solo
Outra dica legal para que o solo das plantas permaneça úmido por mais tempo é fazer uma cobertura leve sobre a terra. Pode ser com palha, com grama seca, cascas de árvores, pedrinhas, fibras de plantas e outras “sobras” leves e naturais que você pode coletar no jardim mesmo, se tiver um.
5. Plantas no ar-condicionado
Se você tem ar-condicionado em casa, com certeza faz bom uso dele no verão. Mas, com plantas dentro de casa, precisa tomar cuidado. Algumas espécies não toleram o ambiente com ar que está condicionado a temperaturas mais baixas, então o ideal é investir nas plantas que vivem bem no ar-condicionado.
Veja também: Como cultivar pedilanthus