Viver é correr riscos! Mas nem toda mãe concorda com esta frase, não é mesmo? E se você prefere prevenir do que remediar, temos alguns truques para tornar sua casa mais segura para os pequenos artistas.
Afinal, toda experimentação e criatividade podem ser adiadas para um momento que eles tenham a compreensão do perigo de puxar fios e derrubar as coisas.
Fuja dos acidentes e das dores de cabeça
Veja como pode ser simples:
1. Pernas sem machucados
Como as crianças gostam de engatinhar para todos os lados o truque é fazer joelheiras. Para isto, basta cortar o cano de meias mais grossas ou esportivas e colocar na perna delas.
2. Locais proibidos
Para manter os filhos afastados dos cômodos que não devem entrar, basta colar uma tampa de plástico (de um pote) na frente da maçaneta.
3. Dedos
Corte um macarrão de piscina, ou outro material emborrachado, e coloque no batente da porta, para que a criança não fiquem com os dedos presos.
4. Proteja os cabos
Coloque os cabos dos eletrodomésticos dentro de uma embalagem de plástico. Faça um furo no fundo ou lateral da embalagem para passar a tomada e os fios.
5. Delimitar o caminho
Se seu filho gosta de correr, mas existem direções perigosas, você pode marcar o caminho usando trilhos de cortina. Os trilhos vão formar uma grade na parede e impedir que a criança passe para a outra parte da casa.
6. Armários
Principalmente na cozinha, use um elástico unindo duas maçanetas. Isto vai dificultar a abertura destas portas.
7. A prova de choque
O dedo na tomada é o acidente mais comum dentro de casa. Para evitar choques basta colocar um esparadrapo, por exemplo, sobre os furos.
8. Prateleira
Novamente os trilhos de cortina serão o seu aliado, evitando que os os livros e outros objetos possam cair. Coloque-os entre uma prateleira e outra, em uma altura que trave os objetos e não os deixe cair.
9. Bloqueie as gavetas
Coloque uma régua ou outro material similar resistente unindo os puxadores das gavetas. Assim as gavetas só abrem se a régua sair.
10. Banho
Para a criança ficar mais firme na banheirinha, basta colocar um cesto de roupa dentro, de modo que ela possa sentar de maneira confortável. Com isso não haverá espaço para ela escorregar.
11. Berço
Sobre as barras do berço você pode colocar uma manta. Isto vai evitar que as pernas fiquem penduradas para fora ou que a criança morda as barras.
12. Proteja os rolos de papel
Se você não que ver papel higiênico ou o rolo de papel toalha espalhados pela casa, basta utilizar um elástico para prendê-los.
13. Escada
Para ajudar as crianças a subir ou descer escadas, amarre uma corda ao longo do corrimão. Assim elas terão um corrimão mais baixo para as ajudar.
14. Não os perca de vista
Parece uma recomendação óbvia, mas por segurança tenha sempre seu nome e telefone escrito na roupa da criança ou então faça uma pulseira (de EVA ou feltro, por exemplo) com as informações mais importantes.
15. Produtos tóxicos
Coloque todos os produtos em caixas com tampas que possam ser vedadas. E para garantir, mantenha longe do alcance delas.
Com estas dicas simples você vai ficar mais descansada e menos preocupada com os seus filhos.
Compartilhe essas dicas com aqueles que possuem crianças! É muito importante.