Menu

Como proteger o celular de golpes e fraudes

Não dê bobeira com as facilidades que o celular oferece, pois isso facilita também para o bandido

Crédito: Freepik

Publicidade

Se não estiver bem atento, é fácil cair em golpes on-line, como o golpe do Pix. Então, além de conhecer os riscos e prestar atenção em como os golpes acontecem para poder evitá-los, outro cuidado é saber como proteger o celular de golpes e fraudes.

Veja também: Dicas para não cair em golpes na internet

Reduza o limite do seu Pix

Essa é uma dica interessante para evitar roubos da sua conta bancária, feitos através do seu celular roubado ou clonado.

Uma dica é reduzir o limite diário de cada transação por Pix para um valor que você normalmente usa.

Publicidade

Ao solicitar o aumento desse limite, o banco vai pedir 24 horas para analisar. No caso do celular ter sido furtado, vai dar tempo de você bloquear tudo.

Bloqueie os cartões que você não usa

Se você tem cartões com senhas no celular, que podem ser acessados e usados por meio do seu aparelho, é melhor bloqueá-los. Fique apenas com os essenciais e dificulte a vida dos golpistas.

Bloqueie os acessos com senhas e reconhecimento facial

Use todas as formas que seu celular oferece para bloquear acessos, tanto ao aparelho quanto aos aplicativos todos. Use senha de números, reconhecimento facial ou digital do dedo. Assim não terá nem como um bandido tentar trocar suas senhas por novas.

Aproveite e veja: Golpes financeiros contra idosos estão mais comuns na pandemia

Publicidade

Ative a dupla autenticação de senhas pelo celular

Mais uma forma de proteger seu celular e seus acessos de golpes e fraudes é usando a ativação dupla de autenticação de senhas.

Sempre que houver um novo acesso, de um celular ou computador diferente tentando entrar na sua conta, ele vai pedir para inserir um código de verificação que vai chegar por um aplicativo específico, por e-mail ou mensagem de SMS.

Não clique nos links que receber

Esse é um erro fatal que muita gente comete por pura falta de atenção. Hoje em dia, muitos bandidos digitais atuam dessa forma, enviando um link atrativo, fingindo ser de uma promoção, para seu e-mail ou por SMS. Ao clicar no link, os bandidos têm acesso ao seu aparelho.

Publicidade

Não salve suas senhas no celular

Evite ao máximo ter senhas com acesso automático no seu celular, e também evite anotá-las em algum lugar de fácil acesso no aparelho para se lembrar. É preferível ter suas senhas anotadas em outro lugar físico, não no seu aparelho e nem on-line.

Veja também: Cuidado com o vício no celular: veja dicas para evitar o uso excessivo

Sair da versão mobile