Quando o cabelo entra em contato com o suor do corpo, tende a ficar com a raiz oleosa e as pontas secas. O suor tem sal, que resseca os fios, por isso eles precisam ser protegidos. Então, além de afastar o cabelo do suor, veja quais outros cuidados deve tomar para manter o cabelo saudável nos dias em que for malhar, fazer faxina, caminhar ao sol ou quando estiver muito calor.
Cabelo preso
A primeira dica é deixar o cabelo preso, pois além de afastá-lo do suor do pescoço, vai ficar mais fresco e confortável, vai evitar que o cabelo grude na pele e atrapalhe o que você estiver fazendo.
Na hora de prender, pode fazer rabo-de-cavalo, coque ou trança, mas nenhum deles deve ficar muito apertado, pois os fios vão quebrar. Nunca use borrachinha que não esteja revestida por um tecido, pois a borrachinha também quebra os fios com facilidade.
Óleo nas pontas
Às vezes, mesmo estando preso, as pontas do cabelo encostam na pele e ressecam por causa do sal do suor. Para evitar que isso aconteça, aplique um pouquinho de óleo vegetal ou óleo para pontas só para manter uma camada protetora contra o suor.
Pode usar boné, mas depende do tecido
O boné é ótimo para proteger o cabelo do sol quando estiver ao ar livre, e também para ajudar a manter os fios presos. Mas, cuidado com o tecido. Deve ser um boné com tecido fino e poroso para que o suor possa evaporar. Se for um tecido sintético, vai abafar o suor e deixar o cabelo ainda mais suado e oleoso.
Se puder, lave o cabelo depois
Nem sempre dá tempo, mas quando der, lave o cabelo depois da atividade que fez você suar. Essa é a melhor forma de retirar todo o suor na hora, evitando o efeito prolongado da oleosidade e do ressecamento dos fios. Lave com água morna e, se possível, aplique uma máscara hidratante durante uns 15 minutos depois do xampu para devolver a hidratação que foi removida.