As propriedades do brócolis são reconhecidas pela ciência, tanto que ele é considerado um superalimento que deveria estar presente na rotina de todos e serve de recheio para muitos pratos da cozinha vegetariana e vegana.
Entre seus principais benefícios reconhecidos está a ação anticancerígena e anti-inflamatória, graças à grande quantidade de antioxidantes. Saiba mais sobre esse “verde” e veja como aproveitar tudo que ele pode oferecer.
Benefícios e propriedades do brócolis
O Brasil é o principal produtor do vegetal na América Latina, mas nem de longe é o país que mais consome. Isso é um problema, já que ele é extremamente nutritivo e essencial para manutenção da saúde humana.
Rico em vitaminas A, B, C e K, o brócolis tem como principais nutrientes o potássio, o selênio, o cálcio, o ferro, o zinco, o manganês e o fósforo.
É composto basicamente de 90% de água, 7% de carboidratos e 3% de proteína. Além das vitaminas essenciais, as propriedades do brócolis incluem antioxidantes, como carotenoides, luteína e zeaxantina, fitoquímicos, ácidos graxos e ômega-3.
Tudo isso ajuda a combater pelo menos 11 doenças e a prevenir o envelhecimento precoce. Conheça os benefícios do consumo desse alimento.
Tem ação anti-inflamatória
Os antioxidantes interrompem a ação de enzimas que levam à inflamação e agravamento de quadros dolorosos, como artrite e osteoartrose, além de evitar o acúmulo de gordura, que agrava inflamações no estômago e fígado e pode evoluir para cirrose e câncer.
É aliado da dieta e do bom funcionamento do sistema digestivo
A grande quantidade de fibras e proteínas junto ao baixo número de calorias e sódio faz com que o brócolis seja um dos alimentos mais consumidos por quem quer perder peso. Os fitonutrientes também protegem a mucosa do estômago e impedem o crescimento de bactérias, além da ação anti-inflamatória que evita o acumulo de gordura.
Faz bem para o coração
O cálcio e o magnésio regulam a pressão arterial, enquanto as propriedades anti-inflamatórias evitam uma catástrofe nas artérias e nos músculos cardiovasculares, prevenindo, inclusive, a diabetes. A grande quantidade de fibras também contribui para diminuição do nível de
colesterol ruim.
Reforça o sistema imunológico
Os antioxidantes são as principais propriedades do brócolis, além do betacaroteno derivado da vitamina A, e eles dão uma força extra para sua imunidade, prevenindo doenças e infecções de todo tipo.
A grande quantidade de ferro também previne quadros de anemia, além do cobre que contribui para produção de hemácias.
Previne o envelhecimento precoce
Mais uma vez, os antioxidantes são os astros responsáveis por destruir os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento e dos problemas de pele. Além disso, a vitamina C é outra aliada que retarda o surgimento das rugas de expressão e manchas na pele.
Outros benefícios atrelados ao consumo de brócolis incluem prevenção da degeneração macular, ação cicatrizante, melhora da saúde hormonal e da fertilidade, função desintoxicadora e combate à doenças neurodegenerativas.
Propriedades do brócolis contra o câncer
Os antioxidantes presentes no brócolis combatem a ação de radicais livres no organismo, que levam à formação de células cancerígenas em longo prazo.
O alimento previne, principalmente, o câncer de estomago, cólon, mama e próstata graças à presença de sulforafano, antioxidante que inibe uma enzima responsável pela progressão de tumores, chamada HDAC.
Essas enzimas são uma família que afeta diretamente o DNA celular e desempenha importante papel na expressão de genes, como os supressores de tumores, e define se eles se manifestarão ou não.
O consumo rotineiro de brócolis mostra-se eficaz em impedir ou pelo menos diminuir as chances de eles se manifestarem.
Sua ação anti-inflamatória, que impede o acumulo de gordura no organismo, também inibe a formação de células cancerígenas e cirrose, além do selênio que retarda o crescimento dessas mesmas células.
Como preparar e potencializar os efeitos
O ideal é que o brócolis seja consumido cru para que suas propriedades não sejam perdidas ou afetadas. Você pode preparar saladas e sucos e adicionar outros ingredientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como o limão, a laranja e o gengibre.
Para recheios e refeições é necessário cozinhar o legume, mas faça isso com o mínimo de água para que ele não encharque. Não desperdice esse caldo quando acabar: use em sopas ou molhos, pois ele é rico em nutrientes.
Nunca deixe o alimento ferver na água, pois isso desperdiça suas vitaminas. O ideal é usar água já fervida. Durante o cozimento, cubra a panela com uma tampa para que nada seja perdido com o vapor.
Não deixe os talos, folhas e brotos de lado! É neles que se encontra a maior parte das propriedades do brócolis. Use em saladas, sucos, sopas e caldos, ou até como aperitivo.