Você pode dizer “o” própolis ou “a” própolis, pois ambos estão corretos. Essa substância com poderoso efeito medicinal à saúde humana é produzida pelas abelhas, assim como o mel. O própolis é usado pelas abelhas para estruturar as entradas das colmeias, protegendo-as das intempéries e dos micro-organismos invasores. Isso porque ela atua como uma camada isoladora. No corpo humano age como antibiótico natural, o que faz com que seja um produto tão procurado no mercado da medicina alternativa e cosmética.
Benefícios para a saúde
Ele é composto por uma mistura de resinas de plantas, produtos do metabolismo das abelhas e outros materiais e substâncias que naturalmente participam do processo, sofrendo alguma modificação estrutural ao entrar em contato com a saliva das abelhas. Essa mistura resulta em uma substância riquíssima em nutrientes e com muitos benefícios à saúde:
1. Antibiótico natural
Como já mencionado, o própolis oferece uma excelente ação antibiótica para o corpo humano, quando utilizado da forma correta, na quantidade recomendada por um profissional de saúde. Ele não deve substituir o tratamento da medicina tradicional, mas tem uma importante vantagem sobre os antibióticos de laboratório porque elimina apenas as bactérias nocivas e preserva as boas para o organismo.
2. Antifúngico natural
Sua ação também afeta os fungos invasores do corpo que causam doenças como a cândida. Outros fungos tratados por esse produto são os que causam micoses e dermatites. Os produtos usados para esses casos são xampus especiais, extratos e pomadas à base de própolis.
3. Tratamento de doença renal crônica
O própolis é bom para tratar doença renal crônica porque suas propriedades atuam exatamente no principal sintoma da doença. Reduz a eliminação da proteína albumina pela urina, que quando é expelida em excesso é sinal de que os rins não estão funcionando como o esperado. Ele também age reduzindo a concentração de marcadores de doença renal crônica, melhorando a qualidade de vida do paciente de modo geral.
4. Cicatrizante
Usá-lo em gotas para aplicar na pele funciona muito bem. Claro que se deve ter cuidado com o uso, pois algumas pessoas são alérgicas, da mesma forma que são ao mel, e podem ter efeitos colaterais graves. Mas se não for o caso, algumas gotas de própolis são ótimas para cicatrizar a pele e secar espinhas e outras feridas, curando a inflamação, desinfetando e reconstruindo o tecido
5. Antioxidante
Toda a riqueza de vitaminas e outros nutrientes presentes nele fazem com que esse produto seja um poderoso antioxidante que recupera a saúde das células doentes e protege as sadias. Dessa forma, ocorrem menos processos inflamatórios no corpo e previnem-se doenças sérias, como alguns tipos de câncer.
6. Imunoestimulante
O efeito antioxidante que protege as células do corpo também as estimula, quando fazem parte do sistema imunológico, a produzirem mais anticorpos e globulinas. Assim, o organismo fica mais fortalecido e resistente quando precisa agir sobre alguma doença.
Tipos
Quimicamente o própolis é composto principalmente por resinas e bálsamos aromáticos. Depois tem uma proporção de ceras, óleos essenciais, grãos de pólen, minerais como zinco, bromo, titânio, ferro, estrôncio, silício, magnésio, cálcio e alumínio. Contém também vitaminas A e todas as vitaminas do complexo B, além de flavonoides.
Essa composição é variável por causa de fatores como o tipo de vegetação, a época da coleta, a técnica para produção usada pelo determinado grupo de abelhas e até as características genéticas das abelhas coletoras. Assim, existem vários tipos, como a verde, a vermelha, a amarela, a marrom, a preta e o geoprópolis que é feito por abelhas sem ferrão.
Como usar
O seu uso é bem variado, pois há muitos subprodutos no mercado de acordo com o tipo de tratamento a ser feito. Para tratamento via oral é possível encontrar extrato de própolis, spray bucal, pastilhas, balas, gotas, comprimidos e xaropes. É importante comprar esses medicamentos na farmácia para que estejam devidamente próprios para consumo.
Se o uso for cosmético, para tratar algum problema de pele ou cabelo, deve fazer uso de produtos como xampus, cremes para rosto, corpo, cabelo, sempre respeitando a quantidade recomendada no rótulo.
O extrato alcoólico é recomendado para tratar inflamações mais superficiais que afetam a garganta, o estômago, as amígdalas e gengivas.
Contraindicações e cuidados a ter
Pessoas com alergias a pólen, mel e certos tipos de plantas não devem usar o própolis, pois há o risco de ter o mesmo tipo de reação alérgica. O uso deve ser cauteloso, nunca ultrapassando 60 gotas por dia em adultos saudáveis e utilizando cada forma do produto de acordo com a bula ou a recomendação de um profissional de saúde.
Preço e onde comprar
O preço varia muito de acordo com a cidade, o tipo de produto derivado, a marca e a quantidade. É possível encontrar as versões comerciais em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais. Lojas de alimentos e produtos apícolas também vão oferecer uma boa qualidade desse produto, em especial na sua forma pura.
Se você tem acesso ao própolis puro em cera, veja como transformá-lo em extrato alcoólico para uso próprio: