Uma professora tem a função de ensinar seus alunos, mas também de zelar pela segurança e bem-estar deles enquanto estão dentro do ambiente escolar.
Por isso é importante estar preparado e saber o que fazer na hora de uma emergência, como aconteceu com a professora Janiece Jenkins na Escola Orange Community Charter, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Um aluno dela estava na sala de aula bebendo água quando, de repente, a tampinha da garrafa escapou para sua garganta e ele ficou engasgado. A professora agiu rápido.
Veja também: Menino salva irmã engasgada com manobra que aprendeu em canal infantil
Professora preparada, aluno salvo
Engasgar com algum alimento ou objeto não é tão incomum entre adultos, então, imagina entre as crianças!
A professora Janiece sabe bem disso, pois dá aulas para alunos da 3ª série do ensino fundamental, que têm cerca de 8 e 9 anos, e estão sempre correndo esses riscos.
No início de abril de 2022, a professora levou um susto enquanto estava na sala de aula com seus alunos.
Um dos alunos estava na sua carteira tentando abrir uma garrafinha de água com os dentes. A pressão da água fez a tampa da garrafa ir direto para a garganta do menino, que veio correndo em direção à professora, apontado para a garganta e visivelmente apavorado.
Em questão de segundos, a professora se levantou, pegou o aluno e aplicou a manobra de Heimlich que salvou sua vida.
“Eu realmente não pensei, apenas agi. Eu vi que ele precisava de ajuda e entrei em ação para ajudá-lo. Ele não conseguia respirar, seu rosto estava muito pálido e ele tinha um olhar de desespero no rosto”, revelou a educadora.
Depois de aplicar a manobra e perceber que o menino estava a salvo, a professora o acompanhou até a enfermaria.
“Então minhas emoções tomaram conta de mim em retrospectiva, pensando no que poderia ter acontecido. Graças a Deus, consegui fazer o que fiz. Esta é a primeira vez que fiz a (manobra de Heimlich) de verdade. que bom que funcionou”, concluiu Janiece.
Na escola, há câmeras em todas as salas de aula, o que permitiu que esse momento fosse registrado para alertar alunos, pais e professores sobre acidentes que podem acontecer e ser fatais. Assista abaixo:
Veja também: Professora corta o cabelo igual ao de uma de suas alunas que sofria bullying