Menu

Professor doou um rim para ex-aluno com doença rara

O doador pode ser uma pessoa desconhecida, que você menos espera.

magem: Reprodução/Eddie com Roman

Publicidade

Eddie McCarthy é um professor da Whitmer High School em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos. Há pouco tempo, ele foi professor de um jovem chamado Roman McCormick, de 15 anos, para quem o professor doou um rim no dia 19 de julho de 2023.

Como Roman não é mais aluno de Eddie, não foi na sala de aula que o professor descobriu sobre a doença do garoto. Na verdade, foi por acaso que ele viu uma publicação nas redes sociais pedindo ajuda para o jovem que nasceu com síndrome.

O que Roman tem se chama síndrome branquio-otorenal/branquio-ótica (BOR/BO), uma condição genética rara que pode afetar o crescimento e desenvolvimento do pescoço, orelhas e rins.

Em outros momentos, ele já precisou fazer cirurgias para corrigir um buraco no peito e dois buracos nas laterais das orelhas, disse sua mãe, Jamie Redd, ao noticiário Good Morning America, da rede ABC News.

Publicidade

Veja também: Filho doou medula para mãe com leucemia

Apesar de todas as cirurgias, o estado de Roman piorou porque ele foi diagnosticado com doença renal em estágio 4. A única saída seria encontrar um doador para um dos rins do garoto, então, seus pais começaram a procurar.

Imagem: Reprodução/Eddie com Roman e seus pais.

Uma das formas que eles encontraram de procurar por possíveis doadores foi através das redes sociais, divulgando a doença do filho e sua necessidade. Foi dessa forma que o professor descobriu sobre seu ex-aluno:

“Acho que a história estava circulando, talvez no Facebook ou algo assim, e talvez um dos meus amigos tenha me enviado uma mensagem como: ‘Ei, este é o seu aluno’. Então eu vi isso”, disse o professor ao Good Morning America.

“E então, no dia seguinte, ou talvez um dia depois disso, fui fazer o teste. Nós fomos compatíveis e então eu continuei voltando para o hospital e fazendo todos os testes que você tem que fazer, e continuei voltando saudável, e foi mostrado que sou compatível com ele.”

Publicidade

Tanto o professor quanto o garoto têm o tipo de sangue O+ que só pode receber sangue do tipo O, seja positivo ou negativo. Então, as opções de Roman eram relativamente restritas, mas, ele deu sorte.

“Quando eu me inscrevi originalmente, não pensei: ‘vou doar meu rim’. Você simplesmente entra pensando: vamos ver se somos compatíveis. Vamos ver se funciona”, disse Eddie.

“E então simplesmente funcionou. E é muito louco que acaba sendo, sabe, como o professor de matemática dele… Porque eu sei que muitas outras pessoas provavelmente iniciaram o processo também. Mas você sabe, você tem que ser compatível. Nem sempre dá certo.”

Publicidade

O pai de Roman, Dan McCormick, disse que a generosidade de Eddie significa o mundo para ele. “Nunca poderei agradecê-lo o suficiente por tudo o que ele fez por nós. Ele é um ser humano maravilhoso.”

O professor doou um rim para seu ex-aluno e agora o garoto vai poder aproveitar melhor sua adolescência e vida adulta, enquanto Eddie aproveitará a grata sensação de ter salvo uma vida.

Veja também: Em segredo, filha doou um rim ao pai: ele ficou emocionado!

Publicidade
Sair da versão mobile